A NeoCharge apresentou no Salão do Veículo Elétrico Latino-Americano, realizado no último fim de semana, em São Paulo, o NC2000. De acordo com a empresa, o carregador portátil é 10 vezes mais rápido que modelos convencionais. O produto deve chegar ao mercado até janeiro de 2023, com preço sugerido na casa dos R$ 14 mil.
O produto é uma espécie de amálgama dos equipamentos que a NeoCharge já comercializa. Importado da Europa, o NC2000 tem velocidade mínima de recarga de 3 kW e máxima de 22 kW. Ele é compatível com veículos elétricos de plugue Tipo 2.
Segundo Jessica Dantas, porta-voz comercial da empresa, o grande diferencial do NC2000 é que ele pode transformar qualquer tomada em um ponto de carregamento seguro. O carregador portátil limita a corrente conforme a energia advinda da tomada.
LEIA TAMBÉM:
– Salão de Veículos Elétricos mira nos híbridos e tem presença tímida de montadoras
“Ali [no ponto de demonstração], o carregador está em uma tomada de 32 amperes e, por isso, ele consegue colocar até 32 amperes de corrente. Se, por um acaso, ele estiver uma tomada de até 10 amperes, limitaria a corrente até este número. O carregador não puxa mais tensão do que a tomada pode oferecer”, explica a porta-voz.
Dessa forma, diz a NeoCharge, o NC2000 promete ao usuário maior segurança, já que dispõe de proteção contra sobretensão e subtensão. O carregador portátil tem ainda monitoramento de temperatura em cada conexão, detecção de inversão de fase e proteção contra superaquecimento.
NC2000 é dotado de conectividade
O NC2000 tem protocolo OCPP aberto como opcional e, portanto, permite com que o cliente consiga se conectar com a plataforma de gerenciamento e monitoramento. O produto tem, conforme mencionado pela companhia, conectividade total com IoT, o que permite com que “os processos de recarga possam ser atribuídos com precisão via GPS ou Wi-Fi”.
Todo o ecossistema automotivo e da mobilidade em um só lugar: inscreva-se no #ABX22 – Automotive Business Experience
O usuário do carregador smart terá à disposição aplicativo para uso único capaz de fazer, segundo a NeoCharge, um gerenciamento completo do processo. O cliente tem às mãos gestão de reservas para carregadores e de demanda por horário de funcionamento, controle de acesso, entre outras funcionalidades.
Vale ressaltar que o app, ainda de acordo com a empresa, propicia, além de recarga simplificada, compatibilidade com todos os carregadores ditos smart do mercado.