logo

New Holland busca clientes para nacionalizar trator a biometano

Empresa aponta que produção local da tecnologia depende de uma demanda firme na região
Author image

Paulo Braga

25 ago 2022

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A New Holland Agriculture já iniciou a comercialização no Brasil, por meio da rede de concessionárias da marca, do T6 Methane Power, primeiro trator do mundo concebido para funcionar com gás metano como combustível. O veículo, desenvolvido na Inglaterra, na fábrica de Basildon, foi apresentado em diversas feiras agropecuárias no Brasil, como a Agrishow (Ribeirão Preto, SP), Show Rural Coopavel (PR), Expodireto Cotrijal (RS) e Tecnoshow Comigo (GO) e a nova geração foi aprovada para uso no Brasil.

A performance do trator é equivalente à de um similar a diesel, como explica Cláudio Calaça Junior, diretor de marketing de produto da New Holland Agriculture. O powertrain está baseado em um motor do ciclo Otto que gera até 180 hp (150 hp nominais) e torque de até 738 Nm (650 Nm nominais). Segundo o executivo, o veículo oferece a mesma eficiência energética e operacional de um trator convencional.
O motor do T6 Methane Power é da marca FPT, de seis cilindros, assegurando custos de operação até 30% mais baixos, segundo o fabricante. Os injetores de gás e as velas de ignição substituem o injetor de diesel, com o gás alimentado em cada cilindro para uma combustão constante, limpa e maximizada, promete a fabricante.

“O trator dá ao produtor rural ou à usina a possibilidade de utilizar o biogás para abastecer o equipamento, aproveitando o ciclo virtuoso da propriedade, que se torna cada vez mais autossuficiente do ponto de vista energético e ambientalmente correta. E como um extra ainda ocorre a redução dos seus custos operacionais e tranquilidade no gerenciamento das suas atividades, pois se torna autossuficiente em produção e uso”, afirma o diretor de marketing de produto da New Holland Agriculture.

Custo maior, impacto ambiental menor

O custo do T6 Methane Power é cerca de 40% superior ao de um similar a diesel, mas introduz em contrapartida o conceito da energia verde e atende com vantagem as fazendas que podem produzir biogás a partir de resíduos orgânicos ou dejetos de animais. As emissões de particulados são reduzidas em 99,9% em relação ao diesel, estima a empresa. O trator inaugura uma nova categoria de máquinas agrícolas com o uso de combustíveis mais limpos e reduzindo as emissões em até 80% na comparação com os tratores a diesel, segundo a New Holland Agriculture.

“As primeiras experiências com o trator a biometano foram muito boas”, esclarece Calaça, sem definir prazo para a nacionalização do produto. “Tudo vai depender da criação de uma demanda firme”, explica, assegurando que desde 2006 a New Holland Agriculture vem abraçando a regra de buscar a liderança de máquinas baseadas em energia limpa, como é o caso do T6 Methane Power.


Paulo Braga é jornalista, administrador de empresas e sócio-fundador de Automotive Business.

*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business