logo

New Holland inicia vendas de trator acessível no país

Modelo é o primeiro do mundo destinado a pessoas com deficiência
Author image

Redação AB

18 ago 2023

2 minutos de leitura

A New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, lança comercialmente o TL5 Acessível. Trata-se do primeiro trator agrícola acessível do mundo produzido por uma montadora e destinado a pessoas com deficiência (PcD). 


– #ABX23: Inscreva-se já no maior evento do ecossistema automotivo


“Como uma marca full-liner, ou seja, cujo portifólio atende às necessidades do pequeno, médio e grande produtor, a New Holland amplia ainda mais a sua gama de produtos com o lançamento do trator acessível. Ele permitirá eliminar barreiras que hoje impossibilitam muitos agricultores de acessarem o posto de operação de uma máquina”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.

Rota 2030 possibilitou desenvolvimento

Apresentado pela primeira vez como um trator-conceito no Show Rural Coopavel e na Expodireto Cotrijal, em 2020, o projeto começou a ser desenvolvido a partir de 2019 pela New Holland,. A fabricante chegou ao produto final em parceria com a empresa de mobilidade inclusiva Elevittá, a Arteprima e o Senai – São Leopoldo (RS).

Segundo a companhia, o projeto somente foi viável economicamente após o Rota 2030, em que a maior parte do investimento é absorvida pelo governo como forma de apoiar e incentivar projetos de inovação.


VEJA MAIS:– Seis fatos sobre como o trator a biometano vai revolucionar o Agro– Rota 2030: nova fase vai impor melhoria de até 12% na eficiência energética


O trator acessível está disponível em versões de 80, 90 e 100 cv. A máquina, de acordo com a empresa, é equipada com plataforma de elevação e um joystick, com o qual o operador comanda os movimentos necessários para fazer o seu embarque/desembarque. Além disso, é um trator que pode ser operado também por pessoas sem mobilidade reduzida.

De acordo com a companhia, além das máquinas novas, tratores da linha TL5 produzidos a partir de 2019 em diante também poderão ser adaptados para receber a plataforma de acessibilidade.