logo

none

NGK lança sensores de oxigênio para reposição

Este componente tem função fundamental no controle da emissão de poluentes e é uma das peças chave na inspeção veicular obrigatória de São Paulo
Author image

cria

21 out 2009

1 minutos de leitura

A NGK, especialista global em velas de ignição, amplia a linha de produtos no mercado de reposição com o lançamento de sensores de oxigênio (sonda lambda) para automóveis da Fiat, Ford, General Motors, Honda, Renault e Volkswagen. A empresa já fornece sensores originais para as principais montadoras do País.

“Os sensores desempenham papel importante no controle da emissão de poluentes”, afirma Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK, explicando que o funcionamento adequado do componente está diretamente relacionado a bons resultados de automóveis na inspeção veicular obrigatória na cidade de São Paulo.

A função da sonda lambda é detectar a concentração de oxigênio nos gases de escape do motor, informando à unidade de controle do veículo a condição da mistura ar/combustível queimada.

O sensor compara a quantidade de oxigênio dos gases com o ar ambiente, possibilitando o ajuste da quantidade de combustível injetado na câmara de combustão. Desta forma, há também economia de combustível.

No caso de veículo bicombustível o sensor de oxigênio é o responsável por permitir que o sistema reconheça se está sendo utilizado álcool, gasolina ou a mistura de ambos.