logo

carro elétrico

Nio vai lançar marca popular para competir com Toyota e Volkswagen

Author image

Giovanna Riato

13 ago 2021

1 minutos de leitura

G_inovacao_875.jpg

A Nio, montadora chinesa que vem investindo agressivamente no mercado de carros elétricos, anunciou na sexta-feira, 13, que irá lançar uma marca de carros populares para competir com Volkswagen e Toyota. De acordo com o CEO William Li, um time central já foi montado como “primeiro passo de uma iniciativa estratégica” para isso.

“A relação entre a Nio e sua marca para o grande mercado será a mesma de Audi-Volkswagen e Lexus-Toyota”, disse o executivo. “Nós queremos fornecer serviços melhores e a preços mais baixos do que a Tesla”, comentou.

Atualmente, a Nio possui três carros elétricos em seu catálogo, com mais três previstos para chegar ao mercado no ano que vem, entre eles o E7, seu primeiro sedã. No segundo trimestre deste ano, a empresa vendeu 21.879 veículos, mais que o dobro do mesmo período no ano passado (10.331). Mesmo assim, reportou um prejuízo de 659,3 milhões de yuan (ou US$ 101,8 milhões) no período.

O modelo de negócios da Nio é único: seus carros elétricos possuem baterias retiráveis e substituíveis, as quais podem ser trocadas gratuitamente em estações espalhadas pela China. A Nio atualmente possui mais de 190 postos de recarga/substituição em 76 cidades e pretende chegar a 500 até o fim do ano. Em maio, a empresa anunciou sua chegada ao mercado europeu por meio da Noruega.