logo

arcelormittal

Nippon Steel e Sumitomo fundem operações em 2012

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Redação AB

03 fev 2011

2 minutos de leitura

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Danielle Chaves, Agência Estado

Na primeira grande fusão do setor de siderurgia do Japão em uma década, a Nippon Steel, quarta maior siderúrgica do mundo, pretende se unir em outubro de 2012 com a Sumitomo Metal Industries, que é a terceira maior companhia do setor em produção. A fusão poderá criar uma gigante com valor de mercado superior a US$ 35 bilhões.

O acordo surge no momento em que siderúrgicas de médio porte japonesas, como a Sumitomo, enfrentam dificuldades para lidar com o aumento do custo das matérias-primas e com a pressão dos grandes clientes do setor automotivo para que reduzam os preços de seus produtos. Além disso, a concorrência para abastecer os mercados asiáticos está se intensificando, com companhias chinesas e sul-coreanas tentando atrair clientes.

A Nippon Steel, por sua vez, busca formas para tentar se aproximar da concorrente global ArcelorMittal. A Sumitomo é um parceiro lógico dentro dessa estratégia: as duas empresas japonesas já têm uma série de contratos industriais de parceria, bem como pequenos acordos cruzados de participação acionária.

A fusão da Nippon com a Sumitomo será a primeira desde que a NKK e a Kawasaki Steel se uniram para criar a segunda maior siderúrgica do Japão, a JFE Holdings, em setembro de 2002. As informações são da Dow Jones.