logo

crossover

Nissan apresenta segunda geração do crossover Qashqai

A Nissan revelou esta semana as primeiras imagens e informações da segunda geração do Qashqai, que será vendida a partir de janeiro do ano que vem na Europa. A primeira versão do crossover foi lançada no continente em 2007 e já teve mais de 2 milhões de unidades produzidas.
Author image

Redação AB

08 nov 2013

2 minutos de leitura

G_noticia_18407.gif

Desenvolvido por europeus para europeus, o Qashqai usa a plataforma CMF (Common Module Family) da aliança Renault-Nissan, que permite produzir diversos carros de diferentes segmentos e de ambas as marcas (leia aqui).

Nesta nova geração, o modelo está 4,9 centímetros mais comprido, 2 centímetros mais largo e 15 milímetros mais baixo. O porta-malas ganhou 20 litros, chegado a 430 litros.

É oferecido com quatro opções de motorização: dois abastecidos a gasolina e dois a diesel, com tração nas duas ou quatro rodas, e transmissão manual de seis velocidades ou automática Xtronic.

Segundo a Nissan, o propulsor 1.2 turbo a gasolina combinado com transmissão manual de seis velocidades desenvolve 115 cavalos e emite 129g/km de CO2. O 1.6 a gasolina chega a 149 cavalos com emissão de 132g/km de CO2.

O motor 1.5 abastecido a diesel alcança 110 cavalos. Com sistema start-stop, emite apenas 99g/km de CO2. Já o bloco 1.6 a diesel chega a 130 cavalos, emitindo 115g/km de CO2 com versão manual e 119g/km com automática.

O Qashqai chega aos consumidores com diversos sistemas de segurança. Estão disponíveis sensor dianteiro, que mantém distância do carro à frente e freia quando necessário; câmera com vista de 360º do carro para evitar colisões; sistema antiderrapagem; de assistência na subida; park assist, entre outros.

O crossover é o primeiro veículo a ser equipado com o novo sistema multimídia da Nissan. Com tela touchscreen de sete polegadas, ele se comunica com smartphone para acesso às músicas e sistemas de entretenimento. Em conexão com o Google research, o multimídia serve também para procurar rotas. Além deste sistema, há no painel de instrumentos outra a tela de cinco polegadas para acesso ao GPS e à informações de consumo.

No design de exterior, chama atenção a dianteira, com “V” cromado na grade, iluminação de LED e capô vincado. A traseira tem formato arredondado e aerofólio esportivo. No interior, destacam-se os bancos, que foram remodelados por meio de técnicas usadas por pesquisadores da Nasa.