
Empregando uma tecnologia de processamento de imagem, o ProPilot entende o trânsito e as situações da via e controla o veículo. O sistema é simples de usar, ativado e desativado por um interruptor no volante.
Acelerador, freio e direção do veículo são controlados com base em informações obtidas por uma monocâmera equipada com um software de processamento de imagem, capaz de reconhecer tridimensionalmente a distância entre veículos próximos e a marcação de faixas na pista.
Uma vez ativado, o sistema passa a controlar a distância do veículo à frente, usando uma velocidade pré-definida pelo motorista (na faixa de 30 km/h a 100 km/h). O sistema também mantém o carro no meio da pista ao ler as marcações das faixas e controla a direção até mesmo em curvas.
Se o carro da frente parar, o ProPilot ativa os freios até a imobilidade. Depois disso o veículo permanece no lugar, mesmo que o motorista não esteja com o pé no pedal de freio. Uma vez pronto para movimentar novamente o carro, o condutor pisa no acelerador ou ativa o interruptor outra vez. A Nissan vem desenvolvendo estudos sobre condições de direção em várias regiões para que esse sistema autônomo se adapte às diversas condições dos mercados em que será lançado.
O ProPilot será instalado em outros veículos e estará na Europa em 2017, equipando o Qashqai. Também existem planos de introdução da tecnologia nos mercados americano e chinês. Para 2018 a Nissan promete uma evolução da tecnologia atual, que dará autonomia em múltiplas faixas de rodovia. A versão de uso urbano estará pronta em 2020.