logo

Nissan chega a 150 mil carros em Resende

Planta alcançou produção três anos após inauguração da fábrica
Author image

Redação AB

18 set 2017

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Nissan informa que acaba de alcançar a marca de 150 mil carros produzidos na fábrica de Resende, pouco mais de três anos após iniciar a operação da planta no polo automotivo sul-fluminense. Um Nissan Kicks, modelo que começou a ser produzido na unidade há poucos meses, foi o veículo que atingiu o marco histórico este mês. Além do SUV, também são fabricados na mesma planta o hatch compacto March e o sedã pequeno Versa.
Inaugurada em abril de 2014 após receber investimentos de R$ 2,6 bilhões, a fábrica na Nissan em Resende começou produzindo apenas o March e aumentou o ritmo de forma expressiva este ano. Nos últimos 12 meses foram montados mais carros na unidade do que nos dois primeiros anos de operação. Um ano após o início das atividades, a fabricante somou 30 mil veículos e aos dois anos, já com o Versa incorporado à produção, este número passou dos 70 mil.
Agora, cinco meses depois do terceiro aniversário, o complexo mais que dobrou seu volume, com ajuda não só do mercado brasileiro, mas também das exportações que começaram em 2016 e hoje alcançam mais oito países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Panamá, Peru, Paraguai e Uruguai).
Produzido em Resende desde que a planta completou seu terceiro ano de operação, em abril deste ano, o Kicks já responde por quase 50% da produção mensal da Nissan em Resende. A produção nacional do modelo é parte do mais recente programa de investimento da montadora no País, de R$ 750 milhões. Desde julho a fábrica opera em dois turnos, principalmente para atender à demanda pelo SUV, e agora soma 2,4 mil empregados.
Além de Kicks, Versa e March, a Nissan também produz em Resende os motores 1.6 16V flexfuel de quatro cilindros e o tricilíndrico 1.0 12V que equipam seus modelos nacionais. A fábrica tem linha de produção completa, com estamparia, soldagem de carrocerias, pintura, injeção de plásticos, montagem final, inspeção de qualidade e pistas de testes.