
A Nissan comemorou este mês o marco de 400 mil carros produzidos na fábrica de Resende (RJ), que completou em 2019 cinco anos de operação e neste período recebeu investimentos de R$ 2,6 bilhões. O carro que atingiu a marca foi um SUV compacto Kicks, o mais vendido produzido na planta, que também fabrica o hatch March e seu derivado sedã Versa.
Segundo a Nissan, o marco histórico coincide também com o motor de número 400 mil produzido em Resende, um CVT 1.6 de 4 cilindros – a unidade também faz o propulsor tricilíndrico 1.0 da marca. A fábrica conta com um ciclo completo de produção, com estamparia, funilaria (solda), pintura, montagem final e produção de motores e componentes plásticos.
“Chegar ao marco de 400 mil veículos e motores produzidos demonstra a maturidade do Complexo Industrial de Resende e a capacidade técnica dos profissionais da planta, que vêm trabalhando ao longo dos últimos cinco anos sob os mais altos padrões de qualidade”, comentou Marco Biancolini, diretor sênior de manufatura e operações da Nissan do Brasil.
Em 2014, o primeiro modelo produzido pela Nissan na planta foi o compacto March e o motor 1.6 16V flexfuel. Menos de um ano após o início das atividades industriais, em abril de 2015, foi iniciada a produção do motor 1.0 12V de três cilindros e do sedã compacto Versa. Dois anos depois, entrou em linha o crossover Kicks.
A fábrica é bastante automatizada: tem 97 robôs e 167 AGV’s, veículos guiados automaticamente, que fazem o transporte interno de suprimentos para a linha de montagem.