
A Nissan comemora 18 anos de presença no Brasil desde que iniciou oficialmente a operar no mercado interno. A maioridade da marca no País coincide com o bom momento do mercado: neste ano até setembro, a empresa contabiliza crescimento de 33% das vendas, para mais de 71,7 mil veículos emplacados enquanto o mercado cresce na faixa dos 13%.
Por aqui, a marca começou sendo representada por empresas importadoras, cujos primeiros registros datam da década de 1950. Em 2000 a empresa finalmente instalou oficialmente sua filial no País e já no ano seguinte, em dezembro de 2001, se beneficiou da inauguração da fábrica de veículos comerciais para produzir modelos Renault e Nissan dentro do complexo industrial da Renault em São José dos Pinhais (PR), esta que foi a primeira fábrica comum da Aliança e que passou a produzir a picape Nissan Frontier a partir de 2002.
“A Nissan é uma empresa jovem no Brasil, mas contamos com o suporte e a experiência de uma marca que tem mais de 80 anos globalmente e conta com pilares fortes em tecnologia, qualidade, inovação e respeito ao cliente. Vamos continuar crescendo no País e, para isso, estamos trabalhando duro no planejamento dos próximos anos levando em consideração o que aprendemos com o passado e com as expectativas do consumidor brasileiro. Somos atrevidos e os mais brasileiros dos japoneses”, afirma o presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva.
Após evoluir com o mercado, a Nissan anunciou investimento de R$ 2,6 bilhões para construir o complexo industrial de Resende (RJ) e totalmente dedicado à produção de automóveis da marca. Inaugurado em 15 de abril de 2014, com fábricas de automóveis e de motores, a unidade apresenta um ciclo completo de produção, incluindo área de estamparia, injeção e pintura de peças plásticas, além da fábrica de motores. A produção começou com os modelos March e Versa e com os motores flex 1.0 de três cilindros e 1.6 de quatro cilindros.
No ano passado, após investir outros R$ 750 milhões, a unidade industrial abriu o segundo turno de produção para lançar o SUV Kicks. Para isso, contratou mais 600 funcionários. Incluindo toda a sua operação no Brasil, a Nissan empresa 2.660 pessoas espalhadas pela sede na cidade do Rio de Janeiro, no complexo industrial e centro de armazenamento de peças em Resende, no escritório comercial em São Paulo, no centro de treinamento em Jundiaí e na área de engenharia e compras em São José dos Pinhais (PR).