
A Nissan concordou em investir até 600 milhões de euros na divisão de veículos elétricos da Renault, a Ampere. O investimento, segundo a agência Reuters, faria parte de um acordo fechado no âmbito da aliança mantida entre as empresas.
VEJA MAIS:
– Renault confirma motor híbrido flex no Brasil
Com o aporte, a Nissan se tornará um investidor estratégico na Ampere e terá um assento em seu conselho. O acordo encerra 10 meses de negociações e reequilibra uma parceria de longo prazo que foi abalada, dentre outras coisas, pela prisão em 2018 do ex-presidente da aliança, Carlos Ghosn.
“Os acordos que foram assinados hoje nos permitem entrar no próximo capítulo da aliança”, disse Jean-Dominique Senard, presidente da aliança, em um comunicado conjunto. “Eles fortalecem nossa parceria de longa data e maximizam a criação de valor para cada membro da aliança.”
Como parte do acordo, a Renault e a Nissan reajustarão suas participações cruzadas para que cada empresa detenha uma participação de 15% na outra. A Renault reduzirá sua participação na Nissan de 43%, enquanto a Nissan manterá sua participação de 15% no capital da montadora francesa.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
“A oportunidade de investimento no Ampere complementa e fortalece o impulso elétrico contínuo da Nissan na Europa e proporcionará inúmeras sinergias, incluindo eficiência de custos, conformidade regulatória e uma gama mais ampla de produtos EV e powertrains”, disse o CEO da Nissan, Makoto Uchida.