logo

Nissan encerra novela com Renault e investirá € 600 milhões na divisão de elétricos da companhia francesa

Aporte integra acordo fechado pelas empresas em momento de reestruturação da aliança mantida por elas
Author image

Redação AB

26 jul 2023

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Nissan concordou em investir até 600 milhões de euros na divisão de veículos elétricos da Renault, a Ampere. O investimento, segundo a agência Reuters, faria parte de um acordo fechado no âmbito da aliança mantida entre as empresas.


VEJA MAIS:

– Renault confirma motor híbrido flex no Brasil


Com o aporte, a Nissan se tornará um investidor estratégico na Ampere e terá um assento em seu conselho. O acordo encerra 10 meses de negociações e reequilibra uma parceria de longo prazo que foi abalada, dentre outras coisas, pela prisão em 2018 do ex-presidente da aliança, Carlos Ghosn.

“Os acordos que foram assinados hoje nos permitem entrar no próximo capítulo da aliança”, disse Jean-Dominique Senard, presidente da aliança, em um comunicado conjunto. “Eles fortalecem nossa parceria de longa data e maximizam a criação de valor para cada membro da aliança.”

Como parte do acordo, a Renault e a Nissan reajustarão suas participações cruzadas para que cada empresa detenha uma participação de 15% na outra. A Renault reduzirá sua participação na Nissan de 43%, enquanto a Nissan manterá sua participação de 15% no capital da montadora francesa.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


“A oportunidade de investimento no Ampere complementa e fortalece o impulso elétrico contínuo da Nissan na Europa e proporcionará inúmeras sinergias, incluindo eficiência de custos, conformidade regulatória e uma gama mais ampla de produtos EV e powertrains”, disse o CEO da Nissan, Makoto Uchida.