
A partir deste mês, a fábrica da Nissan em Resende (RJ) abastecerá a Argentina com o Kicks, que antes era importado do México pelo país vizinho desde junho do ano passado. O primeiro lote com 900 unidades produzidas no Brasil já está disponível na rede de concessionárias da marca com quatro versões: Exclusive CVT, Advance CVT, Advance MT e o Kicks Special Edition, este último apresentado recentemente. A montadora projeta que 4 mil unidades do crossover cheguem ao mercado argentino pelos próximos seis meses.
Com isto, a Argentina se torna o primeiro país a importar o Nissan Kicks a partir do Brasil. O país vizinho também se abastece dos outros dois veículos que o Complexo Industrial de Resende produz, que são os compactos March e Versa, além dos motores 1.0 e 1.6.
A fábrica, inaugurada em abril de 2014, tem capacidade para produzir 200 mil carros por ano e atualmente exporta para sete países da América Latina, além da Argentina: Bolívia, Chile, Costa Rica, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Em novembro passado alcançou o marco de 200 mil unidades embarcadas .
O Kicks é o primeiro modelo da Nissan desenhado para os mercados da América Latina. É um carro global, mas foi lançado mundialmente no Brasil, em meados de 2016, seguindo logo depois para outros mercados da América Latina. Também já está em mercados mundiais como China e Emirados Árabes e ainda neste ano começa a ser vendido nos Estados Unidos. Pelo seu plano global, a Nissan tem previsão de lançamento do modelo em mais de 80 países.