
Os seiscentos novos empregados da Nissan iniciaram a última fase de seu treinamento antes de inaugurar o segundo turno da fábrica de Resende (RJ), onde já é fabricado o Kicks, novo SUV da marca (leia aqui), além de March, Versa e os motores 1.0 de três cilindros e 1.6 de quatro cilindros. Com o encerramento das contratações, o complexo industrial passa a contar com 2.400 funcionários.
No total, os novos trabalhadores passam por quatro fases preparatórias até que estejam aptos para assumirem suas funções. Todos os selecionados têm como pré-requisito a formação pelo curso específico realizado em parceria da Nissan com o Senai, o Formasan, cujos concluintes com aproveitamento exigido seguiram para o processo seletivo na montadora, cumprindo as etapas eliminatórias.
A primeira fase consistiu em uma preparação dentro do complexo industrial, que inclui o processo de integração, além de orientações sobre EPIs (equipamentos de proteção individual) e regras básicas de segurança. Cada funcionário conheceu sua área de trabalho, futura equipe e rotina de produção.
Na fase seguinte, o funcionário treina no posto de trabalho, cuja preparação é conduzida por profissionais que já atuam naquela área epsecífica, ajudando e supervisionando o desempenho do novo operador. A partir desta etapa, todos eles são acompanhados por profissionais experientes na linha de produção, com um total de 58 treinadores.
Na terceira etapa, que dura em média duas semanas, o recém-contratado é direcionado para o coordenador do posto que irá assumir. Sob sua observação, o novo trabalhador recebe acompanhamento ao longo da operação a fim de alcançar autonomia em suas tarefas. Por fim, ele é avaliado pelo titular do posto.
A última fase do treinamento consiste em trabalho efetivo, indicando que o funcionário recém-treinado já pode operar sozinho e que já cumpriu todas as etapas da capacitação.
A abertura do segundo turno em Resende foi anunciada pela Nissan no mês passado com previsão para iniciar ainda neste mês (leia aqui).