logo

carro elétrico

Nissan: programa de táxis elétricos no Rio completa um ano

A Nissan comemora um ano do Programa de Táxis Elétricos no Rio de Janeiro. Nesse período uma frota de 15 unidades do Leaf transportou passageiros na cidade. Segundo a companhia, estes carros rodaram juntos mais de 500 mil quilômetros com zero emissão de CO2. Caso essa distância fosse percorrida por automóveis com motor a gasolina, estima-se que seriam despejados na atmosfera cinco toneladas do gás do efeito estufa por cada veículo.
Author image

Redação AB

27 mar 2014

1 minutos de leitura

G_noticia_19303.gif

Cálculo da Nissan aponta que, se toda a frota de 33 mil táxis do Rio de Janeiro fosse substituída pelo modelo seria possível eliminar a emissão de 165 mil toneladas de CO2 por ano. “Emissão zero é sim, possível, inclusive no Brasil, onde a matriz energética é baseada em hidrelétricas não poluentes como a queima de carvão ou termoelétricas de outros locais”, aponta François Dossa, presidente da montadora no Brasil, em comunicado.

Lançado nos Estados Unidos e no Japão em 2010, o Leaf já teve mais de 100 mil unidades vendidas no mundo. O modelo tem 48 baterias de íons de lítio que garantem autonomia para que ele rode 160 quilômetros com uma carga. A fabricante aponta que o carro oferece economia de cerca de R$ 10 mil por ano considerando um táxi com média anual de 36 mil quilômetros rodados em ciclo urbano na comparação com um modelo com motor a etanol.