logo

carlos ghosn

Nissan ressuscita Datsun nos emergentes

A Nissan apresentou na segunda-feira, 15, o primeiro modelo da marca Datsun, que acaba de ser ressuscitada para atender os mercados emergentes depois de mais de 20 anos no esquecimento (foi descontinuada no início da década de 1980). O novo automóvel é um hatchback compacto, de cinco lugares, com o nome Go, que será vendido na Índia no início de 2014 por menos de US$ 6,7 mil e que até 2015 também passa a ser comercializado na Rússia, África do Sul e Indonésia.
Author image

Redação AB

15 jul 2013

2 minutos de leitura

G_noticia_17469.gif

O Brasil ficou de fora, por enquanto. Novos modelos da marca Datsun deverão ser anunciados nos próximos três anos. Segundo informações do vice-presidente executivo da Nissan, Trevor Mann, à agência de notícias Reuters, “o Brasil é um possível mercado da Datsun”.

O CEO da Nissan, Carlos Ghosn, mostrou o Go em evento em Nova Déli, na Índia, e frisou que a Datsun oferecerá carros acessíveis para atender consumidores de baixo poder aquisitivo de mercados emergentes. Ghosn acredita que a marca vai contribuir significativamente para a expansão do grupo Renault-Nissan em países com economia em ascensão.

Atualmente, segundo Ghosn, o grupo não oferece veículos de passageiros com preços mais baixos na Índia, Rússia e Indonésia, onde esses modelos respondem por cerca de 40% das vendas.

O Go compartilha a plataforma do Nissan Micra (vendido no Brasil como March), mas é um pouco menor. Tem 1,63 metro de largura, 1,48 metro de altura e 3,78 metros de comprimento. A distância entre-eixos é de 2,45 metros. A sua versão mais básica terá motor de 1.2 litro combinado com transmissão manual de cinco velocidades.

O hatchback será fabricado a partir de 2014 na planta da Renault-Nissan nas proximidades de Chennai, no sul da Índia. Devem ser produzidas 400 mil unidades do modelo anualmente. A produção também está prevista pela AvtoVAZ em Togliatti, na Rússia, e na Indonésia, segundo informações de bastidores.