
O programa prevê o uso do carrinho em colaboração ao Urban Renaissance, agência semipública de urbanização associada ao Ministério da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo de Kanagawa, província onde está localizada a cidade de Yokohama. O uso de veículos elétricos compartilhados é considerado uma das formas de revitalização de áreas urbanas e suburbanas.
O objetivo é analisar se esses veículos podem ser um catalisador na revitalização em larga escala; como são as formas de deslocamentos das pessoas nas cidades e avaliar os carros como forma de complemento ao transporte público.
Será utilizado o sistema comunitário automatizado de dispositivos para chaves em locações F-Rents, produzido pela Fulltime System, que já provou ser bem sucedido em mais de 60 ‘condomínios’ de veículos de compartilhamento espalhados pelo Japão. Com ele será possível monitorar os carros alugados por 24 horas, sete dias por semana.
Esta não é a primeira vez que a Nissan mostra as utilidades de seu ultracompacto elétrico: em 2013, os veículos foram usados pela fiscalização oficial de estacionamentos e como veículos de patrulhamento da agência Urban Renaissance. No ano passado, foram também empregados em atividades de revitalização da All Sakonyama, corporação sem fins lucrativos.
Os testes apresentaram as vantagens dos veículos elétricos em ambientes comunitários locais, tais como a sua capacidade de passar por ruas estreitas em vários complexos de apartamentos e a comprovação da sua versatilidade em deslocamentos de curta distância.