
No sobe e desce nas marcas de veículos leves, apenas Volkswagen e Chevrolet apresentaram ganho de participação de mercado no acumulado do ano até abril, dentre as marcas que compõem o top 5 das mais vendidas. É o que apontaram os dados do Renavam divulgados pela Fenabrave na quarta-feira, 3.
SAIBA MAIS:
– Fiat liderou e VW foi marca que mais perdeu espaço em 2022
– O que pode dar errado para a indústria automotiva em 2023
Mas, antes, falemos da Fiat. A marca chegou ao final do quadrimestre como líder, com 22,1% do mercado doméstico de veículos leves novos. A liderança já é recorrente para a empresa nos últimos anos, porém, na comparação com a fatia que detinha no quadrimestre do ano passado, a participação caiu 0,11 pontos.
A Chevrolet, por sua vez, viu sua participação de mercado aumentar 2,27 pontos porcentuais na mesma base de comparação. O resultado no período garantiu a segunda maior fatia do mercado à marca, com 16,2% de marketshare.
Já a Volkswagen viu sua participação de mercado saltar 4,58 pontos porcentuais na comparação quadrimestral. O resultado, o melhor dentre as marcas que atuam no país no período, lhe conferiu o terceiro maior market share do mercado: 13,8%.
O desempenho, inclusive, levou a marca alemã a superar Toyota e Hyundai, que no ano passado estavam à frente da VW em termos de fatia de mercado.
A Toyota caiu do terceiro para o quarto posto do ranking, mostraram os dados do Renavam. Até o fim de abril, a fatia da marca foi de 9,5%. No mesmo período em 2022, a fatia era de 11,1%. Uma redução de 1,55 ponto porcentual.
– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo
Na quinta posição do ranking está a Hyundai, com fatia de 8,54% no fim do quadrimestre de 2023. No ano passado a marca detinha 10,6% do mercado, mix que a garantiu a quarta posição no mercado. A perda, no caso da marca sul-coreana, foi de 2,12 pontos.
– Inscreva seu case de sucesso no Prêmio Automotive Business 2023
