logo

Northvolt vai produzir baterias sustentáveis a partir de madeira

Startup de ex-executivos da Tesla utilizará carbono duro de lignina para criar baterias mais baratas
Author image

Redação AB

25 jul 2022

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Um novo projeto da startup sueca Northvolt vai desenvolver baterias sustentáveis para carros elétricos. A empresa pretende utilizar o carbono duro de madeira renovável das florestas nórdicas. O objetivo é produzir a primeira bateria industrializada do mundo com ânodo de matérias-primas europeias, reduzindo a pegada de carbono e o custo.


– Conecte-se com as vozes mais influentes do setor automotivo e da mobilidade: inscreva-se no #ABX22 – Automotive Business Experience


A empresa será responsável por conduzir o projeto da célula de bateria, o desenvolvimento do processo de produção e a massificação da tecnologia de baterias à base de madeira em sua gigafábrica na Europa.

Enquanto a empresa ambiental finlandesa Stora Enso, por meio de acordo de desenvolvimento conjunto, fornecerá o ânodo do carbono duro à base de lignina – um polímero encontrado nas paredes celulares de plantas que protege o tecido vegetal. As árvores são compostas de 20% a 30% de lignina, sendo uma das maiores fontes renováveis ​​de carbono.

O material a base de lignina da Stora Enso é originário de florestas e manejado de forma sustentável. Desde 2015 a empresa produz lignina industrialmente em uma planta piloto para materiais de carbono de base biológica, em Sunila, na Finlândia. A capacidade de produção é de 50 mil toneladas do polímero vegetal por ano.

O projeto de baterias a base de madeira é uma das propostas sustentáveis da Northvolt, fundada por dois ex-executivos da Tesla. A startup tem investido em gigafábricas de produção de células de bateria na Europa e projetos com materiais exclusivos e sustentáveis, como níquel, manganês e cobalto 100% reciclados. Nesse sentido, a empresa tem mais de US$ 55 bilhões em contratos com clientes-chave, como a BMW, Scania, Volkswagen, Volvo Cars e Polestar.