logo

Nova CNH começa a valer

Documento de habilitação adota cores diferentes e tem traduções para outros idiomas
Author image

Redação AB

01 jun 2022

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O Brasil já tem uma nova CNH. Desde esta quarta-feira (1) o Detran do Mato Grosso do Sul e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) começaram a emitir o novo padrão da Carteira Nacional de Habilitação. Agora nas cores verde e amarelo, o documento está mais inclusivo e passa a ser aceito em todos os países que fazem parte da Convenção de Viena e traz identificação das categorias com equivalência internacional.

Além disso, a nova CNH também passa a oferecer tradução em português, inglês e espanhol, o que faclita a fiscalização em outros países. Segundo o Serpro, o documento agora usa o código MRZ (sigla para Machine Readable Zone, ou “Zona Legível por Máquina”). Trata-se do mesmo sistema de identificação usado em passaportes, no qual as informações só podem ser decodificadas por uma máquina leitora específica. No verso, a carteira de motorista mantém o QR Code Vio.

Nova CNH está mais inclusiva

Outras novidades na CNH são a opção de utilizar o nome social do condutor e os nomes dos pais afetivos, campos disponibilizados pelo Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). A medida foi determinada pela Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e já vale para os condutores que forem renovar o documento, emitir a segunda via, alterar dados ou tirar a CNH pela primeira vez.

A  nova CNH-e, disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), também recebeu as mesmas atualizações da versão impressa. Importante ressaltar que quem  tem o documento na versão antiga não é obrigado a fazer a troca e pode aguardar até a data de vencimento do modelo atual.