Além de muito aguardada em todo mundo, a ISO 26000 representa um marco para a normalização brasileira: ela está sendo desenvolvida pelo Instituto Sueco de Normalização (SIS – Swedish Standards Institute) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso significa que o Brasil, juntamente com a Suécia, preside esse grupo de trabalho.
A ISO 26000 abordará temas centrais e de interesse geral, como governança organizacional, diretos humanos, práticas do trabalho, meio ambiente, práticas justas de operação, questões do consumidor e envolvimento e desenvolvimento da comunidade.
Será uma grande oportunidade para as empresas e indústrias se adaptarem às novas demandas do mercado mundial, que exige muito mais do o atendimento a normas e à qualidade dos produtos. Indústrias de grande porte, como as automotivas, podem sair ganhando, e muito, com a implementação da 26000, não só por sua influência no mercado nacional, mas também pelas mudanças que essas indústrias e montadoras de grande porte podem gerar para a comunidade como um todo.
Em tempos de “apagão” de mão de obra, práticas como as pregadas nos requisitos da ISO 26000 podem fazer a diferença na retenção dos seus funcionários.
Vamos esperar então dia 1° de novembro! É tempo de mudança!
Jeannette Galbinski é diretora do Setec Consulting Group, comentarista do programa Eldorado Gestão e colunista da Revista Banas Qualidade. Doutora em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Master of Science em qualidade e confiabilidade pelo Technion Institute of Technology, é também Master Black Belt e consultora internacional especialista na implementação de ferramentas e sistemas da qualidade e projetos de Seis Sigma
[email protected]