
O capital é dividido entre a Usiminas (68,9%), a Metal One Corporation (20%) e a família Sleumer (11,1%).
O empreendimento tem previsão de vender mais de 1,2 milhão de toneladas de produtos em aço e faturar R$ 3,6 bilhões em 2010.
Nos primeiros nove meses de 2009 as empresas que compõem a Soluções Usiminas obtiveram juntas uma receita líquida de R$ 1,3 bilhão.
Sérgio Leite, vice-presidente de Negócios da Usiminas, explica que o lançamento da nova empresa dá continuidade ao projeto de desenvolvimento da Usiminas, iniciado em 2008 para reformular a estrutura de negócios e aproveitar as sinergias entre os diversos ativos do grupo em todas as etapas do processo siderúrgico.
A estratégia da Usiminas é, até 2015, fazer com que 50% de sua produção de laminados seja comercializada com agregação de valor, por meio da Usiminas Mecânica (empresa de bens de capital e serviços, que está investindo principalmente nos setores naval, de óleo e de gás), da Automotiva Usiminas (estamparia localizada em Pouso Alegre-MG) e da Soluções Usiminas.
A operação da Soluções Usiminas atenderá os segmentos automobilístico, de autopeças, construção civil, eletroeletrônico, bens de capital e utilidades domésticas.
“O cliente terá a opção de comprar peças de aço no formato, tamanho e quantidade desejados, além de poder adquirir soluções completas,” assegura Luiz Ernesto Migliora, diretor-executivo da Soluções Usiminas, de 46 anos, economista com MBA em marketing.