logo

Nove montadoras estão entre as empresas com melhor reputação de 2023

Marcas de componentes automotivos também aparecem no ranking da Global RepTrak 100
Author image

Nataly Simoes

10 abr 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Nove montadoras e outras quatro empresas de componentes automotivos estão entre as 100 empresas de maior reputação do mundo eleitas pelo 2023 Global RepTrak 100.

A britânica Rolls-Royce é a montadora de veículos com melhor reputação. A marca britânica aparece em 3º lugar no ranking das empresas, seguida pela fabricante estadunidense de motos Harley-Davidson, em 4º. 

As marcas europeias foram maioria entre as montadoras listadas. São elas: Mercedes-Benz (10º), Ferrari (13º), BMW (23º), Volvo (43º) e Volkswagen (100º). As japonesas Toyota e Honda conquistaram, respectivamente, a 29ª e a 49ª posições.

Entre as marcas de componentes automotivos se destaca a Bosch, que ganhou o 2º lugar no ranking geral. Também aparecem na lista as fabricantes de pneus Pirelli (15º), Bridgestone (28º) e Goodyear (38º).


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Bosch: um case de sucesso em reputação das marcas

Segundo o relatório de resultados do 2023 Global RepTrak 100, a Bosch não garantiu o segundo lugar no ranking “por acidente”. A empresa marcou, por exemplo, a pontuação máxima de reputação e a segunda mais alta em ESG.

“O público notou sua dedicação e inovação em eletrificação, conversão de energia química, escassez de água e qualidade. A Bosch abraça a economia circular e o diálogo contínuo com seus stakeholders”, diz a publicação.

Setor automotivo alcançou 73 pontos de reputação

Ao todo, as empresas do setor automotivo e de componentes registraram uma média de reputação de 73 pontos, 0,9 a menos que na edição do ano passado do ranking. 

A RepTrak Company, maior empresa de dados e insights de reputação do mundo, coletou dados de mais de 230 mil classificações globalmente para entender as percepções do público dos elementos mais importantes da reputação corporativa: liderança, inovação, justiça no local de trabalho e práticas ESG.

Para ser elegível ao ranking de melhor reputação de 2023, cada marca precisou atender a critérios. Como ter receita global acima de US$ 2 bilhões e uma reputação qualificada de, no mínimo, 67,3 pontos.