
Com 4,70 metros, a station wagon é majestosa e ficou quase 12 centímetros mais longa do que o modelo antecessor. Mesmo com carroceria mais rígida e segura que a anterior, o carro ficou aproximadamente 10% mais leve, graças à construção inteligente de baixo peso. A versão da Avant A4 2.0 L TFSI pesa 1.430 quilos.
A capacidade de carga do porta-malas do novo A4 Avant, a maior entre os seus concorrentes diretos, é de 480 litros no seu formato básico, podendo chegar a 1.430 litros com os bancos traseiros rebatidos. O banco traseiro é dividido na proporção 60/40.
O interior é espaçoso, elegante e iluminado, com pacote expressivo de equipamentos de alta tecnologia. Muitos dos detalhes do A4 Avant foram concebidos com um olho no Audi A8. Os instrumentos foram redesenhados, mas não perderam o estilo clássico Audi. O novo freio eletromecânico elimina a necessidade de uma alavanca de freio de mão. Outro novo componente é o sistema de controle climático de série, que fornece 10% a mais de resfriamento, com operação 20% mais eficiente do que o anterior modelo e economia de cerca de 0,2 litro a cada 100 km.
O motor é equipado com sistema Fuel Stratified Injection, de injeção direta: o injetor localizado no sistema de admissão, no cabeçote, é servido por uma bomba de alta pressão do eixo de comando, que divide a pressão entre todos os cilindros. O injetor regula a entrega de combustível com precisão de milésimos de segundos e a pressão de injeção é de até 110 bar.
O combustível é injetado diretamente na câmara de combustão através do injetor posicionado lateralmente entre as válvulas de admissão.
Equipado com transmissão automática Tiptronic de seis marchas, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). O consumo misto (estrada/cidade) é de 10,86 km/litro.