
Comprimento (5,14 metros), distância entre eixos (2,99 metros), largura (1,95 metros) e altura (1,46 metros) permaneceram inalterados na nova geração.
No design, as modificações foram sutis. Capô, grade dianteira e para-choque foram renovados e a parte inferior do farol está mais reta. Na traseira, foi modificado o desenho das lanternas de LED e o para-choque, que agora incorpora dois escapamentos. A Audi priorizou elementos cromados e novas janelas com vidro em preto brilhante. No interior do carro, chamam atenção o acabamento refinado em couro, com alguns detalhes em madeira nobre.
A Audi se preocupou bastante com a iluminação do novo A8. Os faróis de LED são de série e oferecem como opcional a tecnologia LED Matrix, composta por 25 emissores individuais que podem ser ligados, desligados e ter a intensidade alterada separadamente. O conjunto óptico automático serve para reagir com extrema precisão durante a interação com outros veículos, enquanto mantém a iluminação da estrada.
Para aumentar ainda mais a segurança, entre os sistemas eletrônicos são novos o “Lane Assist”, que avisa quando há desvio da faixa de rodagem, além do recurso que ajuda a estacionar usando imagens de 360° do veículo obtidas através de uma câmera.
POWERTRAIN
As principais mudanças do novo A8 estão abaixo do capô, com o objetivo de aumentar a eficiência e diminuir o consumo. Para Alemanha são ofertadas quatro opções de motores. Dois são a gasolina (3.0 e 4.0) e dois a diesel (3.0 e 4.2). O 3.0 a gasolina tem 310 cavalos. O V8 4.0 alcança 435 cv. O I 3.0 a diesel consegue 258 cavalos, enquanto o 4.2, 385 cv. Com tração nas quatro rodas, o 4.0 agora vai de 0 a 100km/h em 4,5 segundos.
O motor mais eficiente de todos eles é o 3.0 TDI diesel, que emite até 47,9 mpg, correspondente a 155 gramas de CO2 por quilômetro. O novo A8 é equipado de série com uma transmissão automática de oito velocidades.