logo

Bridgestone

Novo Firestone Multihawk serve para 80% do mercado

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

14 jul 2011

5 minutos de leitura

G_noticia_11016.jpg
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Mário Curcio, AB

A Firestone substituiu as linhas F-570 e F-590 pelos pneus Multihawk. De acordo com o fabricante, o novo modelo dura 20% mais e oferece resistência ao rolamento 10% inferior quando comparado com os principais concorrentes (das marcas Goodyear e Pirelli, Michelin). O Multihawk é oferecido em sete medidas diferentes, três para aro 13 e quatro para 14 polegadas. “Oitenta por cento dos carros e passeio e caminhonetes utilizam rodas com esses diâmetros”, diz o diretor comercial de marketing e consumo da Bridgestone Firestone, Marco Antônio Carneiro.

Dessa forma, o lançamento pode calçar os modelos mais vendidos do mercado brasileiro: VW Gol e Voyage, Fiat Uno, Mille, Palio e Siena, Chevrolet Classic, Celta e Prisma, Ford Fiesta e Ka, Peugeot 207, Renault Logan, Sandero e Clio. Os pneus ainda não equipam de série nenhum modelo. São destinados apenas ao mercado de reposição, que responde por 50% do faturamento da Bridgestone Firestone. “Estamos em negociação para fornecê-los como itens de série, mas ainda não á nenhum contrato fechado”, diz Carneiro.

A oferta do novo pneu está concentrada nos centros automotivos. “O Multihawk não estará nos supermercados. Para esse canal de vendas temos o Firestone F-77 e a linha Seiberling”, afirma Carneiro. Entre 20% e 30% do novo modelo é exportado para países como Argentina, Costa Rica, Chile e México, também como itens de reposição.

A empresa não revela números de comercialização. Carneiro diz apenas que pretende vender “alguns milhões de unidades do novo modelo”. A maior durabilidade e menor resistência ao rolamento são características cada vez mais desejáveis nos pneus porque resultam em redução de descarte e diminuição da geração de emissões. Além desses benefícios, a Firestone oferece, até 31 de janeiro de 2012, garantia de três meses contra impactos, cortes e furos para o Multihawk.

Importações também incomodam setor de pneus

Durante a apresentação dos pneus, Marco Antônio Carneiro revelou alguns números que preocupam a indústria de pneumáticos: “Em 2010, com o aquecimento do mercado e a alta de 33% da demanda no segmento de passeio e caminhonetes, entraram 10 milhões de pneus importados no Brasil, até porque a produção nacional não dava conta”, revela.

Atualmente, 40% dos pneus são importados e os outros 60% são divididos entre Bridgestone Firestone e suas grandes concorrentes”, conta Carneiro. Dos itens importados, 53% vêm de países asiáticos. As marcas Bridgestone e Firestone têm públicos diferentes no Brasil. Entre os pneus para carros de passeio que fabricam, apenas 20% são da marca Bridgestone. Para as picapes essa distribuição é equilibrada, com “cerca de 50% para cada uma das duas marcas”, afirma Carneiro. A empresa tem duas fábricas no Brasil, uma em Camaçari (BA), de onde saem 8 mil pneus por dia, e outra em Santo André (SP), que produz 28 mil unidades diárias.

Em que o Multihawk é melhor

Para aumentar a durabilidade e reduzir a resistência ao rolamento, a Firestone fez um trabalho importante na banda de rodagem do Multihawk: “Conseguimos criar uma pressão de contato mais uniforme por toda a pegada do pneu”, revela o gerente-geral de engenharia de vendas, José Carlos Quadrelli. “O novo desenho permitiu reduzir o desgaste irregular, é mais eficiente contra a aquaplanagem e os resultados gerais em frenagem e aderência são melhores que os antecessores (F-570 e F-590)”, garante Quadrelli. O composto do pneu não é novo, foi apenas aprimorado.

Confira as sete medidas disponíveis para o Multihawk:

165/70R13 79T – Chevrolet Celta, Classic e Prisma; VW Gol, Ford Ka; Fiat Palio, Uno e Mille;
175/70R13 82T – Fiat Uno, Mille, Palio e Siena; VW Gol; Renault Logan e Sandero; Peugeot 207;
175/70R14 84T – Fiat Uno Way , Gol e Voyage;
175/65R14 82T – Chevrolet Corsa e Prisma; Fiat Palio; Ford Fiesta; Renault Clio;

185/70R14 88T – Fiat Uno, Palio e Siena; VW Gol; Renault Logan e Sandero; Peugeot 207;
185/70R13 86T – Para modelos fora de linha (parte da linha VW Santana, por exemplo);
185/65R14 86T – Fiat Uno, Palio e Siena. VW Gol; Renault Logan e Sandero; Peugeot 207.