
“O veículo é uma interpretação renovada da verdadeira essência da marca Jaguar. O formato de sua carroceria, as janelas laterais e as poderosas linhas externas são exemplos claros do novo posicionamento de design”, explicou Ian Callum, diretor de design da montadora que destaca o teto panorâmico de vidro como um dos grandes diferenciais do modelo.
O XJ também terá uma versão de entre-eixos estendido para oferecer maior espaço aos passageiros do banco traseiro e um porta-malas de 520 litros.
Motores
O veículo poderá ser equipado com três opções de motores de última geração movidos a diesel ou gasolina. A versão diesel traz um V6 de 3.0 litros. Os modelos a gasolina possuem propulsores de 5.0 litros V8 que podem ser aspirados ou carregar a tecnologia Supercharged, que desenvolve 470 cavalos de potência para levar o modelo de zero a 100 km/h em 5,2 segundos.
Os motores do XJ foram concebidos com estrutura predominantemente de alumínio, que os tornam pelo menos 150 kg mais leve que seus principais concorrentes. Os chassis possuem 50% da estrutura em alumínio reciclado. Dependendo da versão, o consumo é reduzido a 17,05 km/l e as emissões são limitadas a 184 g/km.
O projeto adota câmbio automático de seis velocidades, e suspensão a ar dinâmica e adaptativa ao tipo de solo.
Inovação
O interior adota tecnologias inovadoras. Um painel virtual transmite informações em gráficos 3D que podem ser personalizadas. No modo esportivo, por exemplo, o velocímetro e o conta-giros são destacados, assim como o indicador da marcha atual do modelo. Um menu possibilita o rápido acionamento das opções de rádio, GPS e modos de direção.
Não faltam opções de entretenimento. O novo XJ pode vir equipado com telas de LCD independentes, dispostas na parte de trás dos encostos dos bancos dianteiros e ideais para a exibição de DVDs.
O computador de bordo, na parte central do painel, possui tecnologia touch screen e oferece o controle do ar condicionado digital com regulagem independente de temperatura ao motorista e aos passageiros. O dispositivo também controla o funcionamento do modelo, as estações de rádio e ainda pode reproduzir DVDs ou sintonizar estações e TV.
Outro computador de bordo entre os bancos dianteiros permite aos ocupantes dos assentos de trás controlar a música, a temperatura ou o vídeo que será exibido nas telas LCD.
O novo Jaguar XJ deverá desembarcar no mercado brasileiro no começo de 2010. O preço, as especificações de motor e acabamento ainda não foram definidas para o mercado local.