
Com chegada ao Brasil confirmada para este ano, o novo Nissan Versa não será surpreendido pelas condições de ruas, avenidas e estradas brasileiras. Antes de fazer a sua estreia mundial, o sedã compacto foi submetido a diversos testes em diversas regiões do País e em outros locais da América Latina, somando mais de 1 milhão de quilômetros rodados.
Esse tipo de avaliação é necessária – principalmente quando se tratam de automóveis globais – para que os técnicos saibam como o veículo se comporta em diferentes situações de trânsito, clima, piso, topografia etc. Os resultados permitem que a montadora faça ajustes para cada mercado, deixando o carro adaptado ao gosto e características dos consumidores locais, como a Nissan garante que fez com o Versa produzido no México que será vendido aqui.
Até o momento, a montadora confirmou apenas que o novo carro estará disponível no Brasil até o fim deste ano, mas já se sabe que o três-volumes vai chegar para disputar espaço com as versões mais sofisticadas de modelos como Chevrolet Onix Plus e VW Virtus, até porque não haveria como atender uma grande procura, caso o Nissan tivesse preço mais acessível. Assim, o sedã deve contar apenas com o motor 1.6 16V flex, mas com opção de câmbio CVT ou manual. É provável que as versões mais caras tragam algum equipamento de assistência ao motorista (frenagem de emergência ou monitor de ponto cego, por exemplo) como item opcional.