
A Volkswagen vai dispor em seus modelos um novo sistema de entretenimento equipado com inteligência artificial (IA) do ChatGPT. A ferramenta de pesquisa baseada esartá disponível em todos os novos veículos elétricos da família ID, além dos novos Golf, Tiguan e Passat.
Segundo a Volkswagen, o sistema pode ser acessado através do assistente de voz IDA e oferece uma gama de opções que vão muito além do controle de voz anteriormente disponível.
VEJA MAIS:– Grupo VW prepara 30 novidades para driblar ano desafiador e recuperar terreno na China
– Volkswagen traça plano para lucrar € 10 bilhões até 2026
Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da marca, disse que, como fabricante de grande volume, a montadora tem o “dever” de tornar estas tecnologias acessíveis a um grande número de pessoas.
“Ao integrar o ChatGPT no backend do nosso assistente de voz, estamos oferecendo aos motoristas a oportunidade de utilizar esta inteligência artificial diariamente”, afirmou.
Os modelos atuais da Volkswagen já permitem aos usuários controlar os sistemas de entretenimento, navegação e controle climático com o assistente de voz online IDA. O veículo também é capaz de tirar dúvidas sobre diversos temas.
No entanto, segundo a Volkswagen, com a introdução do ChatGPT, as possibilidades expandiram-se significativamente: por exemplo, por comandos de voz, a IA pode fornecer informações sobre atrações turísticas, informar sobre torneios de futebol ou ajudar a resolver problemas de matemática.
Segurança de dados no novo sistema
Segundo a montadora, em nenhum momento o ChatGPT obtém acesso aos dados do veículo. As perguntas e respostas são excluídas imediatamente para garantir a proteção dos dados. O assistente de voz online pode ser desativado na área de configurações do aplicativo Volkswagen ou nas configurações de privacidade do sistema de infoentretenimento.
A tecnologia está atualmente disponível nos idiomas inglês (britânico e norte-americano), espanhol, tcheco e alemão. Seu uso em veículos Volkswagen foi possível graças a uma colaboração com a Cerence Inc. e a Cerence Chat Pro, que usa uma variedade de fontes de IA, entre elas o ChatGPT.