logo

none

Novos em alta. Usados encalham sem crédito.

Sem crédito em volume adequado, o segmento de veículos usados está longe de acompanhar os bons resultados das vendas de carros novos.
Author image

cria

19 out 2009

1 minutos de leitura

As estatísticas indicam que para cada automóvel zero km são comercializados em média 2,1 usados. No ano passado a relação era 3,3. Em 2004, quase cinco usados eram comercializados para cada novo emplacado.

Notícia do Estadão mostra que as instituições financeiras já oferecem para os automóveis novos financiamentos com juros e prazos de pagamento a níveis similares do período pré-crise. O mesmo não se estendeu ao mercado de usados.

Desde o início da crise em outubro do ano passado até agora as versões mais antigas de carros usados sofreram desvalorização de até 40%. Os modelos seminovos, com até três anos de uso, foram desvalorizados, em média, em 15%.

“Quando os bancos cortaram o crédito para os novos, cortaram ainda mais para os usados”, disse Sérgio Reze, presidente da Fenabrave, ao jornal.

Dados da entidade indicam que foram comercializados cerca de 5 milhões de veículos usados nos primeiros 9 meses do ano – uma queda de 7,5% em comparação com o mesmo período de 2008.