
– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23, maior encontro do setor automotivo
“Já estamos vivenciando um aumento dos nossos contratos anuais locais e, ao mesmo tempo, anotamos um avanço nas exportações de serviços para a América Latina”, disse a Automotive Business Gustavo Elias, fundador e diretor comercial da empresa que está no Brasil para diversas reuniões de negócios. “A maior integração do país na América Latina fará bem a nossas atividades”, explica.
Crescimento, mas com desafios
A Nyvus tem escritórios nos Estados Unidos, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México. Agora, começa a ganhar fôlego no Brasil, onde obtém 15% de sua receita de serviços. “Iniciamos a estruturação dos nossos negócios no país em 2018 e tivemos bons resultados. Como somos líderes em nosso segmento em diversos países da América Latina, estamos seguros de oferecer informações a empresas do Brasil para o avanço comercial na indústria automobilística regional” comentou Elias.
Ele arremata: “Como nossos contratos de serviço são em geral anuais, já observamos um crescimento de 70% nos negócios extensivos a janeiro e fevereiro deste ano.
O diretor comercial, porém, admite que haverá obstáculos a superar na indústria brasileira. Ele entende que, em 2023, ainda haverá escassez de microprocessadores e faltarão materiais como resultado da guerra entre Rússia e Ucrânia. Neste caso, ele cita a dificuldade de acesso a insumos fornecidos pela Ucrânia, como gás neon, chicotes elétricos e produtos como paládio, utilizado em catalisadores. Por outro lado, a oferta de pneus deixou de ser um ponto crítico.
SUVs ainda têm espaço para ganhar na América Latina
Elias afirma que houve um avanço de 10% no volume de SUVs vendidos na América Latina, em detrimento de sedãs e hatches. No mesmo período, as picapes cresceram 4%, tendência que se verificou também no Brasil. Segundo suas planilhas, quase 90% dos veículos comercializados no país são nacionais.
Os veículos com motores 1.0 e 1.3 turboalimentados ganharam espaço, mas houve queda na venda de modelos com mesma capacidade cúbica dos motores aspirados. Têm sido notáveis ainda os ganhos tecnológicos dos carros 1.0 e 1.3 turboalimentados, que substituíram os veículos populares.
Segundo ainda a Nyvus, houve um progresso significativo de elétricos e híbridos em 2022 em relação a 2021. Os elétricos avançaram 283% no período, embora os volumes sejam ainda pequenos. Já os híbridos cresceram 50%.
Foco na indústria automotiva da América Latina
Em um período marcado por forte concorrência no setor automotivo na América Latina, a Nyvus promete uma avançada estrutura de inteligência de mercado e informações estratégicas. Com sede em Miami, nos Estados Unidos, a empresa oferece acesso a informações nas Américas e tem focado na evolução do setor automotivo na América Latina.
“Esses são nossos diferenciais na região”, garante Vitor Klizas, que comanda a operação no Brasil e tem larga experiência no mercado regional. A cada três meses ele recebe a visita de Gustavo Elias para uma análise da evolução dos negócios e também para traçar as novas rotas da empresa.
Vitor Klizas é PhD em economia e possui MBA de universidades norte-americanas. É graduado em engenharia e possui especializações em gestão estratégica de negócios. Anteriormente à Nyvus, teve uma carreira internacional construída em empresas automotivas como IHS, Jato, Peugeot, General Motors e Ford.
A Nyvus, com origem na Argentina, é uma empresa com 29 anos de experiência na indústria automobilística. “Temos portfólio completo de inteligência do mercado automotivo, com avançada estrutura suportada por plataformas web, que proporcionam acesso a informações estratégicas de todos os mercados da América do Sul e América Central”, afirma Gustavo Elias. Ele explica que essa cobertura geográfica nas Américas, juntamente com a flexibilidade de atendimento a qualquer demanda do segmento automotivo, constitui o ponto forte da Nyvus na região.
Evolução dos negócios
A Nyvus é apresentada também como uma plataforma de inteligência comercial com presença comercial na América Latina para atender OEMs, marcas, fabricantes, distribuidores, importadores, revendedores e autopeças. A empresa teve origem na Reliable Services, fundada na Argentina em 1994 para controle de patentes tendo como primeiro cliente a Autolatina, aliança entre Ford e Volkswagen. Surgiu a seguir a oferta de serviços de análise do mercado automotivo.
Em 2002, o software de controle de patentes da empresa, PatWeb, foi complementado com o desenvolvimento de novas funções de análise de preço de veículos e equipamentos e recebeu o novo nome de Nyvus. Nesse mesmo ano, a empresa começou a oferecer seus serviços ao Chile, e em 2015 iniciou um processo de expansão regional através de executivos da indústria automotiva que eram usuários frequentes da plataforma e a levaram como um projeto para as novas localidades na América Latina onde trabalhava, especialmente para os mercados brasileiro, colombiano e mexicano.
Atualmente, a empresa está consolidando sua presença no mercado americano e no canadense e expande sua presença na América Latina e oferece diferentes funcionalidades para os dados contidos na plataforma. A consultoria atende mais de duzentas marcas na América Latina, com mais de 800 licenças de usuários ativos.
O banco de dados da companhia reúne informações detalhadas sobre preços, equipamentos, segmentos, volumes de vendas, TCO (Custo Total de Propriedade), mapeamento de revendedores e volumes por área.