
“Estamos entrado em um segmento de mercado completamente novo para nossos clientes” disse Klaus Berning, vice-presidente executivo de vendas e marketing da Porsche. Para ele, já à primeira vista o design e o visual destacam o Panamera da concorrência, numa combinação única de desempenho esportivo, conforto e luxo.
Com a silhueta baixa e elegante típicas da marca, o Panamera tem 4,97 m de comprimento apenas 1,42 m de altura. Há assentos individuais para quatro pessoas.
O fabricante destaca inovações tecnológicas como o primeiro sistema de partida e parada em conjunto com a transmissão automática, suspensão a ar com volume de ar adicional em cada uma das molas e spoiler traseiro multidimensional ajustável que pode ser estendido no Panamera Turbo.
O console central segue desde o painel até os assentos traseiros. O GT de quatro portas oferece numerosas opções e a possibilidade de customizar o interior, incluindo 13 cores de couro. Entre os opcionais estão quatro pontos automáticos de ar-condicionado individuais, permitindo que cada pessoa ajuste temperatura, intensidade e distribuição de ar.
Todos os passageiros são protegidos com airbags frontais e tipo cortina, que protege a cabeça. Para os assentos dianteiros há ainda airbags laterais e para os joelhos. Airbags laterais para os bancos traseiros são oferecidos como opcionais. Os bancos dianteiros de série dos Panamera S e 4S possuem estilo extra-esportivo e ajuste elétrico em oito diferentes direções.
A capacidade do porta-malas dos Panamera S e 4S é de 445 litros, enquanto no Panamera Turbo é 432 litros. Com os encostos dos bancos traseiros abaixados, a capacidade cresce para 1.250 litros.
Motores
O Panamera entrará no mercado com motores V8, possuindo tração traseira ou integral. A versão de entrada S será equipada com motor de 4,8 litros de 400 cv. A transmissão poderá ser feita pelo câmbio PDK com sete marchas (opcional) ou pelo câmbio manual de 6 marchas. Segundo o fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,4 segundos e a velocidade máxima é de 283 km/h. O consumo de combustível (média cidade/estrada) é de 9,2 km/l e a emissão e CO2 é de 253 g/km.
O Panamera 4S terá o mesmo motor, mas a força será convertida para as quatro rodas pelo PDK. O veículo faz 0 a 100 km/h em 5 segundos e chega a até 282 km/h. O consumo médio será de 9 km/l e as emissões de 260 g/km.
No topo da linha, o Panamera Turbo, com motor V8 biturbo de 4,8 litros, desenvolve 500 cv, igualmente com câmbio PDK de série. O Turbo acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 s e atinge 303 km/h. O consumo médio fica em 8,1 km/l e as emissões em 286 g/km.
Todas as versões possuem injeção direta de combustível, carroceria em construção leve e, no caso das unidades equipadas com PDK, a nova função Auto Start Stop, que desliga automaticamente o motor quando parado e com o motorista pressionando o pedal de freio − por exemplo, em sinais de trânsito ou congestionamentos de tráfego.