
O fim da Saturn leva junto um quarto das vendas da General Motors na área de híbridos – o tipo de carros que a administração Obama incentiva para estimular a economia de combustível e um menor impacto ambiental.
A Saturn comercializa versões híbridas do crossover Vue e do sedan Aura, que venderam 3.205 unidades em 2008. A Chevrolet vendeu 5.838, de um total de 11.454 híbridos comercializados pela General Motors. Os dados são da agência Automotive News.
Roger Penske, chairman do Penske Automotive Group, é apontado como um dos interessados em absorver a marca Saturn.
A linha atual da Saturn inclui os modelos Sky, Aura, Outlook, Vue e Astra, uma das mais novas da indústria. O lançamento do Saturn Astra representou um laço com a Opel.
Há quem considere que a GM poderia ter avançado muito mais na área de tecnologias de veículos híbridos e elétricos se não tivesse desistido tão depressa do projeto do Saturn EV1.
Não há ainda clareza sobre o destino dos projetos da Saturn, cujos powertrains podem ser utilizados pelas marcas que serão preservadas pela nova GM – Chevrolet, Cadillac, GMC e Buick.
Há um interesse especial pela tecnologia desenvolvida para o híbrido Saturn Vue, que possui uma versão plug-in, que pode carregar as baterias numa tomada elétrica.
Além da Saturn, estão na berlinda, para negociação ou desativação, Hummer e Saab. A Pontiac teve seu final anunciado para 2010.
Quem é a Saturn
O mundo do automóvel sempre esteve de olho na Saturn, a divisão que a General Motors começou a estruturar em 1982, adotando as idéias de seu vice-presidente Alex Mair, da área de engenharia avançada, para a construção de um ‘carro pequeno e revolucionário’.
Em 1983 o chairman Roger Smith anunciou o projeto do novo veículo, cujo protótipo chegou em setembro de 1984.
Um dos passos arrojados da Saturn foi o lançamento do carro elétrico EV1, que chegou prematuramente ao mercado, antecipando o futuro. A GM desistiu dele alegando entre outras dificuldades o desenvolvimento de baterias eficientes.
A Saturn foi revolucionária em diversos aspectos, liderando avanços tecnológicos. Em janeiro de 1999 a marca emplacou dois milhões de veículos produzidos. Em 2000 surgiu o primeiro SUV da marca, que ganhou uma versão híbrida em 2005, o Vue Green Line.
Em 2007 o Saturn Aura ganhou o título de carro do ano na América do Norte, batendo o Camry e o Fit.