logo

carreira

O Olimpo

O monte Olimpo é a montanha mais alta da Grécia, com 2919 metros. Na mitologia grega, é a morada dos Doze deuses do Olimpo, os principais deuses do panteão grego.
Author image

Redação AB

26 nov 2010

4 minutos de leitura

Na vida corporativa é normalmente o apelido dos escritórios da direção da casa. É um território fortemente defendido por seguranças e assistentes administrativas que zelam pela privacidade dos que lá habitam. Também no imaginário corporativo é lá onde a melhor comida é servida, o ar condicionado é perfeito, os móveis são de primeira linha e o carpete impecavelmente limpo tem um cheirinho perfumado. Na sala de reunião, centro nervoso, os deuses se reúnem em agradáveis encontros onde os destinos de todos os mortais são traçados.

Ser chamado ao Olimpo provoca um arrepio. “Para que? O que aconteceu?“ Se um mortal tivesse a ousadia de entrevistar um dos deuses, e lhe pedisse para descrever sua morada, se surprenderia.

A resposta seria mais ou menos assim: “É um lugar bem decorado, mas carece de calor humano. Normalmente estou isolado, para que minha concentração no trabalho seja total. É bastante confortável para que eu possa ficar muitas horas trabalhando, trabalhando, trabalhando. Sinto falta do contato com os colaboradores, das piadas, dos papos de futebol, das fofocas, do cafezinho no corredor, dos almoços animados com arroz e feijão. Sabe, eu não aguento mais os sanduíches bonitinhos com saladinhas coloridas. E pior, os almoços são na sala de reunião, lugar de tremendo sacrifício.”

“Quase 98% dessas reuniões são para resolver problemas sérios. O clima nessa hora é tenso, o emocional está afetado, teme-se pelas consequências que podem afetar a vida de todos nossos colaboradores e clientes. Digerir algo, mesmo que seja o tal sanduíche é muito difícil. Além disso, quando se é deus no Olimpo, a competição é ferrenha. Admito, nossos egos são egos de deus. Dificultam as nossas relações internas. Mas o mais triste é não ser convidado para o happy hour. Eu entendo, de quem iriam falar? Nos resignamos a ficar trabalhando ou participar de mais uma reunião. Também sinto saudades de jogar uma bolinha. Mas já entendi que se entrar em campo, vou tomar sarrafo de todo lado…”

O rótulo atribuído a diretoria e seus integrantes é, na maioria dos casos, uma percepção coletiva dos que lá não trabalham. O glamour, a opulência, as mordomias, são desejadas mas não há um bom entendimento do ônus que se impõem a todos que lá habitam. Uma pena! Essa falta de informação muitas vezes oriunda de um vácuo presencial dos deuses na rotina dos mortais, e vice-versa, causa um distanciamento que distorce os fatos e torna a vida corporativa mais complicada e morosa.

O bônus financeiro tem que compensar, ou não haveriam deuses por lá. Dentro da casca de deus do Olimpo habita um ser humano como qualquer outro, com inseguranças, desejos, alegrias e tristezas, vida pessoal, cônjuge, filhos, problemas de saúde, etc. Mas ele é deus e precisa seguir, apesar de tudo, sem fraquejar, sem demonstrar nada que possa abalar o equilíbrio do universo corporativo. Tarefa para poucos.

Para alegrar a vida dos mortais, aí vai uma listinha dos catorze deuses e deusas (eles já haviam pensado na diversidade, afinal, são deuses) mais frequentemente listados como pertencendo aos Doze Olímpicos, para que o pessoal do cafézinho possa dar palpites de quem é quem:

Zeus: rei dos deuses e governante do Monte Olimpo; deus do céu e das tempestades.

Hera: rainha dos deuses; deusa do casamento e da maternidade.

Poseidon: deus dos mares, dos terremotos e dos cavalos.

Demetér: deusa da fertilidade, agricultura, natureza e estações do ano.

Hades: deus dos mortos, dos infernos, e das riquezas da terra.

Héstia: deusa virgem do lar e da lareira.

Afrodite: deusa do amor, da beleza e da sexualidade.

Apolo: deus do sol, da cura, da música, poesia e profecia.

Ares: deus da Guerra.

Ártemis: deusa virgem da caça e da lua.

Atena: deusa virgem da sabedoria, ofícios e estratégia militar.

Dionísio: deus do vinho, das festas e do êxtase.

Hefesto: ferreiro dos deuses. Deus do fogo e da metalurgia.

Hermes: mensageiro dos deuses, deus do comércio e dos ladrões.