No último Congresso SAE Brasil, realizado entre os dias 5 e 7 de outubro em São Paulo, um dos principais aspectos abordados e também demonstrados por muitos dos palestrantes e expositores foi exatamente a importância de se inovar para conquistar e até mesmo transpor obstáculos que possam surgir no meio do caminho da gestão.
Estamos em uma época de necessidade por inovação. O Brasil é hoje o quarto mercado mundial no setor, com investimentos de R$ 25 bilhões que representarão cerca de 5 milhões de veículos produzidos até 2015.
Como manter a sustentabilidade das indústrias? Como suprir as necessidades da cadeia de fornecimento das montadoras para dar vazão à essa demanda? A crescente necessidade de se transpor os altos impostos, os problemas de infraestrutura e até as questões ambientais que estão cada vez mais na mira da indústria, levam à inovação.
Somos criativos a ponto de reinventar a indústria automotiva brasileira? Bom, alguns exemplos já começaram a surgir, como mudança na percepção do design, opções diferenciadas de escolha ao consumidor etc. Mas o que falta, ainda, é a revolução da inovação na gestão.
Não dá para fazer produtos inovadores pensando em gerir a empresa como há 20 anos. Precisamos de gestores inovadores! Você é um deles? Pense nisso!