
Mestre e doutor pela Universidade de Paris X-Nanterre, é autor de um grande número de artigos de economia no Brasil e no exterior. É também membro do Conselho Superior de Economia da FIESP- Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; do Conselho Superior da Funcex – Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior; do Conselho Superior da Ordem dos Economistas de São Paulo; do GIE – Grupo de Investidores Estrangeiros; e membro Conselheiro da Sobeet – Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais.
Octavio foi assessor duas vezes do Ministério da Fazenda, professor de economia internacional da Universidade de Campinas, consultor do Banco Central do Brasil, consultor do BNDES, chefe da Assessoria de Política Econômica do Governo de São Paulo, colaborador permanente da UNCTAD, vice-presidente e presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo, visiting-fellow da OECD, diretor técnico da Sobeet, chefe de operações financeiras internacionais da CESP, coordenador geral da Presidência da Comgas e diretor de economia da Febraban.
O economista assina também o boletim diário matinal do Bradesco, preparado pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos, que comanda.