
O sindicato informa que o setor é responsável pela manutenção de 74% da frota circulante de 27,8 milhões de veículos, conforme levantamento realizado pelo Sindipeças. Seus dirigentes citam dados da Gipa, órgão internacional especializado em pesquisa de pós-venda, revelando que os motoristas preferem a oficina mecânica de confiança para fazer a manutenção em seus veículos.
‘Vendo que a preferência dos motoristas é pelo mecânico de confiança, o setor da reparação de veículos fica indignado com um comercial que denigre a imagem de toda a categoria sem critério algum’ – diz o comunicado emitido pela entidade, registrando que o setor tem 85 mil oficinas e emprega 666 mil profissionais.
O Sindirepa-SP realiza programas de capacitação profissional junto ao Senai e Sebrae-SP para melhorar a qualidade da mão-de-obra do setor e participa da elaboração de normas ABNT para padronizar processos e serviços nas oficinas. Oferece também ao consumidor atendimento pela Ouvidoria para resolver conflitos entre clientes e empresas.
A entidade registra que existe há mais de 70 anos, sabe da importância da satisfação do consumidor e criou a norma ABNT para qualificação de mecânicos. Participou também da elaboração do projeto de lei para regulamentação das oficinas que aguarda aprovação.