logo

Oito meses após lançamento do motor Euro 6, Volkswagen vende 500 ônibus

Fabricante apresentou a nova geração da linha e tem perspectiva promissora para as vendas
Author image

Nataly Simoes

24 mai 2023

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou a venda de mais de 500 ônibus equipados com o motor Euro 6, que promete até 5% de economia de combustível. 

O número de veículos comercializados foi divulgado durante o lançamento da nova geração de ônibus da montadora na terça-feira, 23. A nova linha traz oito modelos, com 50 variações diferentes para atender aos segmentos rural, urbano, fretamento e escolar.

A norma de emissões para veículos comerciais fabricados no Brasil entrou em vigor em janeiro, mas a Volkswagen já havia apresentado seus motores Euro 6 em setembro de 2022, quando anunciou sua linha de caminhões mais recente.


– #ABX23: Inscreva-se já no maior evento do ecossistema automotivo


Características operacionais dos novos ônibus 

Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia da VWCO, destacou como características operacionais da nova geração de ônibus a transmissão automática de oito velocidades exclusiva, além do ESC (controle de estabilidade) e do Door Brake (segurança no embarque e desembarque).

“O controle de estabilidade é um conjunto de sensores que monitora a trajetória e o nível de escorregamento em cada uma das rodas. O sistema calcula a perda de frenagem e tenta retê-lo. Isso vai evitar mais acidentes e salvar vidas”, afirmou.

Já o Door Brake, de acordo com o executivo, impede que o ônibus se movimente com as portas abertas. O dispositivo detecta a abertura das portas e aciona o sistema de freio, que só é liberado quando as portas estão fechadas.

A Volkswagen também trouxe para os novos ônibus o sistema de suspensão pneumática, que são adquiridos a parte por clientes que desejam maximizar o conforto e a acessibilidade dos passageiros. A suspensão permite que o veículo abaixe a plataforma de cargas em até 100 milímetros.

Segundo Ricardo Alouche, vice-presidente de venda, a montadora também reformulou o chassi rodoviário do modelo 18.320 SH.

“Pegamos todos os pontos de melhoria indicados pelos clientes e colocamos integralmente nos novos ônibus, que têm ainda menor custo de manutenção”, disse.


VEJA TAMBÉM:

Volks 70 anos: montadora marcou operação de fornecedores e localizou inovação


Olhar promissor para as vendas

A entrega das primeiras 500 unidades dos novos ônibus vendidos está prevista para os próximos meses. A parte dos chassis está em fase de encarroçamento e há também unidades em produção na fábrica de Resende (RJ). 

Segundo a VWCO, o volume servirá para manter aquecidas suas vendas de ônibus, que registraram crescimento de mais de 100% nos emplacamentos de veículos voltados ao transporte de passageiros no primeiro quadrimestre de 2023.

“Nosso mercado tem altos e baixos. Estamos acostumados. Por isso continuamos a investir no Brasil e acreditamos que o momento seguinte será bom. Os empresários que ficaram inadimplentes com os bancos agora estão negociando suas dívidas e a disponibilidade de crédito estará melhor nos próximos meses”, avaliou Alouche.

A expectativa positiva da VWCO para as vendas de ônibus também se deve à nova licitação do governo federal para o programa Caminho da Escola, prevista para junho.

Apesar do olhar promissor do executivo de vendas, a montadora ainda não decidiu o que será das operações na fábrica de Resende nos próximos meses.

No início de maio, a Volkswagen suspendeu os contratos de trabalho (lay-off) de parte dos funcionários e, desde então, opera apenas duas linhas de produção: a de caminhões e a de ônibus rodoviários.

“Nós vamos ver o que vai acontecer. A lei permite que a gente renove o lay-off ou traga os funcionários novamente”, pontuou Alouche.