logo

Oito montadoras ganham destaque por sustentabilidade

Carbon Disclosure Project nomea 330 empresas por transparência ambiental e ações sustentáveis
Author image

Redação AB

19 dez 2022

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A organização sem fins lucrativos de divulgação ambiental CDP (Carbon Disclosure Project) reconheceu oito montadoras de carros e motos entre as empresas líderes em proteção ambiental em 2022.

Ford, Mercedes-Benz, Hyundai, Kawasaki, Nissan, Toyota, Volkswagen AG e Volvo Car fazem parte das 330 companhias globais nomeadas na “Lista A” por transparência ambiental e ações sobre mudanças climáticas, florestas e segurança hídrica.

Do ecossistema automotivo e da mobilidade também estão entre as nomeadas por sua liderança ambiental: Accenture, Alphabet, Basf, Bayer, Bosch, HP Panasonic, Schaeffler, Sony, TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), Thyssenkrupp AG, Valeo e Zurich.

As 330 empresas globais da Lista A somam quase US$ 11 trilhões em capitalização de mercado e foram reconhecidas entre 15 mil avaliadas em temas ambientais. Confira a lista completa aqui.

Mudança climática é principal agenda

Neste ano, apenas 12 empresas, incluindo a fabricante de papel brasileira Klabin, receberam triplo A por ações nas agendas de ações sobre mudanças climáticas, florestas e segurança hídrica.

Mais de 280 companhias obtiveram nota A por suas divulgações sobre mudanças climáticas, 34% mais do que no ano passado. O avanço, no entanto, ainda é lento nas agendas de combate ao desmatamento e na segurança hídrica, com muito menos empresas atuando nesses problemas.

A classificação do CDP deste ano inclui uma pontuação nova ou mais rigorosa em diversos critérios, como planejamento de transição climática alinhado ao Acordo de Paris, verificação de desmatamento e/ou volumes de commodities livres de conversão e verificação de dados de água.

Thyssenkrupp comemora nomeação

A Thyssenkrupp AG comemorou publicamente o resultado. A companhia distribuiu comunicado apontando que é a 7ª vez consecutiva que aparece na Lista A por combate às mudanças climáticas, com ações para reduzir a emissão de gases poluentes, apoiar o desenvolvimento da economia de carbono zero e diminuir os impactos climáticos.

Segundo a CEO da companhia, Martina Merz, além de tecnologias verdes, a empresa também quer dar uma contribuição significativa para a descarbonização do planeta.

“Em pouco tempo, pretendemos transformar toda a nossa economia global baseada nos combustíveis fósseis em carbono neutro. Com as tecnologias que temos para construir uma economia baseada no hidrogênio, oferecemos total suporte a esse tipo de desenvolvimento”, disse Merz.