logo

comércio exterior

OMC: Brasil aumenta participação nas exportações mundiais

Redação AB
Author image

cria

13 abr 2012

1 minutos de leitura

G_noticia_13732.gif

O Brasil aumentou sua participação nas exportações mundiais para 1,44% em 2011 contra 1,36% em 2010, segundo dados divulgados pela Organização Mundial do Comércio (OMC) na quinta-feira, 12. Apesar do crescimento, o País continua na 22º posição no ranking dos países exportadores com tendência de elevação de sua representatividade no comércio internacional, observada desde 2003.

Nas importações, o Brasil caiu para uma posição em 2011, ocupando agora a 21º, mas aumentou sua participação, de 1,25% para 1,29%.

Em seu relatório, a OMC avaliou que o crescimento no comércio mundial de bens no ano passado foi de 5% em volume, 0,8 pontos abaixo de sua projeção mais recente, de setembro de 2011. A organização estima um crescimento de 3,7% em 2012, o que representaria um número abaixo da média de 5,4% dos últimos vinte anos.

O relatório menciona os riscos do atual cenário mundial em que a fragilidade e incertezas permanecem e cita a recessão profunda da Zona do Euro que agrava a crise financeira e o aumento do preço das commodities, elementos que abalam fortemente o comércio exterior.

Em contrapartida, a OMC analisa possíveis cenários positivos com a redução da crise europeia, a recuperação da economia norte-americana, principal fator de deve impulsionar a demanda mundial de importações, e uma retomada, ainda que moderada, do Japão.

Leia aqui o relatório completo da OMC, versão em inglês.