
A Omoda Jaecoo confirmou que avançam as negociações para produzir veículos na fábrica da Chery em Jacareí (SP). A informação foi divulgada pelo site “Motor1 Brasil”, que conversou com Alex Wang, diretor da empresa no mercado brasileiro.
VEJA MAIS:– Jaecoo confirma estreia de dois SUVs no Brasil
– Confira os lançamentos do Salão de Pequim 2024
Wang revelou que as negociações com a Caoa, que é sócia da Chery no país desde 2017 e, portanto, é parte nas conversas sobre o destino da unidade, estão perto de um final feliz para ambas as partes. Mesmo tendo operações completamente independentes no Brasil, as empresas estão alinhando os últimos detalhes em relação à nova fase da linha de montagem.
Reativar Jacareí é sonho antigo da Chery
Wang disse ao site, ainda, que é praticamente certo que a planta de Jacareí produzirá os veículos das marcas Omoda e Jaecoo, que são subsidiárias à Chery.
Desde o início de sua operação no Brasil, anunciada no fim de 2023, a O&J nunca escondeu a vontade de produzir na fábrica, que está inoperante desde 2022. Na ocasião, Wang apontou a planta no interior paulista como forte candidata a produzir carros no país.
“Ainda não definimos (onde será a fábrica), mas Jacareí é uma das opções que estamos analisando”, afirmou à época.
Nordeste não é o ‘plano B’
Caso a negociação não seja bem sucedida, a Omoda Jaecoo tem um “plano B” no caso de precisar construir sua própria fábrica. A empresa cogitou produzir carros no Nordeste, mas a reforma tributária impede que novas montadoras recebam os mesmos benefícios hoje concedidos para Stellantis e BYD.
Apesar de ter se reunido com representantes de outros estados, Jacareí segue como a principal escolha dos chineses.
Procurada pelo “Motor1.com”, a assessoria de imprensa da Caoa se limitou a dizer que “não há nada definido”.
Fábrica de Jacareí funcionou de 2014 a 2022
A fábrica de Jacareí foi inaugurada em 2014, quando a Chery Automotive ainda controlava as operações no Brasil. Foi a primeira planta construída pela empresa fora da China.
Passou a integrar o conjunto de ativos da Caoa Chery, após sociedade firmada em 2017 com a Caoa, junto com a fábrica que a empresa brasileira mantém em Anápolis (GO).
O local não produz veículos desde maio de 2022, quando a Caoa Chery prometeu modernizar a planta para fabricar carros híbridos e elétricos no futuro. O anúncio foi recebido com surpresa, uma vez que o local produzia o Tiggo 3X há apenas um ano. O modelo saiu de linha imediatamente após a decisão.
Após a suspensão das atividades no local, a estrutura se transformou em um centro de preparação para os veículos importados da China.
De acordo com o “Motor1 Brasil”, a operação pode ser iniciada em regime CKD, com todas as peças sendo trazidas da China para que a empresa realize apenas a montagem no Brasil com alguns componentes nacionais.
Futuramente, não se descarta a produção efetiva de carros, mas, neste momento, a prioridade é fechar o acordo para uso da fábrica.