
O ônibus anfíbio é ideal para a cidade portuária sobre o rio Elba porque a maioria dos pontos turísticos está na água ou perto dela. Assim, a nova atração combina os passeios pelo porto e na cidade. Em terra o Riverbus viaja como um ônibus normal e, por uma exigência legal, tem até os botões para solicitação de paradas.
Como dono do primeiro ônibus anfíbio na Alemanha, Franken precisou executar algumas tarefas pioneiras. A permissão para circular era o maior desafio, já que legislação de tráfego alemã não prevê veículos anfíbios.
A manutenção é feita uma vez por semana: “A equipe da oficina precisa ter um nível extremamente alto de conhecimentos técnicos para conseguir chegar rápido a qualquer parte que precise de reparo”, explica o gerente de vendas de ônibus da MAN, Mike Vannauer, que também é marinheiro e fala com entusiasmo do veículo especial.
A demanda pelo Riverbus tem sido tão alta que ele só pode parar um dia por semana: “Nos primeiros dois meses de operação tivemos mais de 6 mil passageiros”, garante Franken.