
A partir deste mês, a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) começa a divulgar os dados de emplacamentos de ônibus no Brasil, assim como é feito com os carros elétricos.
Segundos a entidade, entre 2022 e 2025, o Brasil emplacou 642 ônibus elétricos, o que mostra que esse novo mercado está aquecido.
A maior parte dos emplacamentos foi no Sudeste (89%), com destaque para São Paulo que sozinho emplacou 518 unidades.
A região Sul aparece em segundo lugar, com 8% dos veículos, seguida pelo Centro-Oeste (2%). O Nordeste e o Norte somam juntos os 2% restantes.
Segundo a ABVE, os números de 2025 são animadores. Isso porque, em apenas quatro meses, foram emplacados 248 ônibus elétricos, o que já representa 82% do total de 2024.
Outro fator que mostra a aceleração do mercado é que mais montadoras e modelos entraram no cenário nos últimos anos. Em 2023, apenas três montadoras estavam no país. Agora 6 montadoras produzem em território nacional e 3 são importadoras.
ABVE vai divulgar dados de caminhões e motos elétricas
Em breve, a ABVE vai divulgar também os dados relacionados a caminhões elétricos, motos elétricas e veículos elétricos levíssimos, como bicicletas.
“A iniciativa reforça o compromisso da ABVE em fornecer dados atualizados e transparentes sobre o desenvolvimento da mobilidade elétrica no país”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
“Estamos trabalhando para fazer da ABVE o ponto de convergência da eletromobilidade no Brasil, não só atuando nas políticas públicas que interessam ao setor, mas também produzindo informações confiáveis sobre a evolução desse mercado”.