logo

none

Ônibus Scania a etanol é entregue em São Paulo

O segundo ônibus Scania a etanol foi entregue à prefeitura paulistana por meio do Cenbio — Centro Nacional de Referência em Biomassa, organizadora do projeto BioEthanol for Sustainable Transport no Brasil.
Author image

cria

17 nov 2009

1 minutos de leitura

G_noticia_5114.gif

Com chassi de 15 metros de comprimento, o veículo rodará entre os terminais Lapa e Vila Mariana, sob responsabilidade da Viação Gato Preto. O Scania Série K, com motor de 9 litros e 270 cavalos, utiliza bioetanol hidratado com 5% de aditivo para facilitar a ignição. O sistema propulsor atende as regras Euro 5 e EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), obrigatórias na União Européia a partir deste ano.

O fabricante garante que o motor tem tecnologia comprovada para ônibus movidos a etanol desde 1989. O primeiro veículo do gênero foi entregue em 2007 e passou a circular no corredor Jabaquara-São Mateus.

O projeto BEST é uma iniciativa da prefeitura de Estocolmo, na Suécia, apoiada pela União Européia. O projeto tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do uso do etanol no transporte público, capaz de reduzir em 90% a emissão dos gases do efeito estufa.

O BEST é articulado pelo Cenbio da Universidade de São Paulo e tem como parceiros, além da Scania, a Caio, a Cosan, a SPTrans, a EMTU, a BAFF/Sekab, a Unica e a Fundação Clinton.