Ninguém quer se arriscar a perder muito dinheiro na hora da troca. Daí a importância de conhecer qual o comportamento do carro depois que ele sai da concessionária. Esse é o objetivo do estudo de depreciação feito pela Agência AutoInforme, com números da Molicar, que resultou no Prêmio Maior Valor de Revenda, reconhecendo os modelos de cada categoria que obtiveram as melhores avaliações de preço após um ano de uso.
O grande campeão do Prêmio Maior Valor de Revenda Autos 2015, entregue na quarta-feira, 14, em cerimônia em São Paulo, é o Onix da GM, que obteve uma depreciação de apenas 7,6% depois de um ano.
Outros 13 carros receberam os prêmios por categoria, sendo que a GM ganhou também (além do hath pequeno e do campeão geral com o Onix) o prêmio no segmento Minivan, com a Spin, com uma depreciação de 11,9%.
A Fiat foi a marca que teve o maior número de carros menos desvalorizados, ganhando os prêmios nas categorias Hatch Premium, com o Cinquecento (depreciação de 12,6%); Perua, com a Palio Weekend (12,7%); e Picape Pequena, com a Strada (-9,6%).
A Volkswagen ganhou no segmento Carro de Entrada, com o Up!, que registrou depreciação de apenas 8,3% após um ano de uso. A marca venceu também na categoria Hatch Médio com o Golf, com índice de 10%.
Com índice abaixo dos 10%, o Hyundai HB20S foi o sedã pequeno campeão na sua categoria. O carro registrou depreciação de apenas 9,1% após um ano de uso.
Toyota, Honda e Ford ganharam em duas categorias cada. O prêmio para Picape Média menos desvalorizada ficou com a Hilux, que teve depreciação de 11,2%, e o Corolla venceu entre os sedãs médios, com 11,4%.
A Ford venceu na categoria Sedã Grande, com o Fusion, que teve depreciação de 12,8%, e nos Utilitários Esportivos Pequenos, onde o EcoSport registrou uma desvalorização de 13,2%.
O CR-V, da categoria Utilitário Esportivo Grande (-12%) e o Fit como Monovolume (11,1%) deram dois prêmios para a Honda.
Além disso, foram destacados os dez carros com o maior valor de revenda, independentemente de categorias. Nesse quesito vale destacar o bom desempenho do Hyundai HB20, segundo colocado no ranking geral e com depreciação de 8%, apenas dois décimos atrás do campeão Onix. O Ford Fiesta foi o terceiro, com índice de 8,1%, e Renault Sandero foi o quarto carro menos depreciado do Brasil, com desvalorização de apenas 8,2%.

