logo

acordo

Opel quer reduzir jornada de trabalho na Alemanha

A Opel, unidade alemã da General Motors, está perto de fechar um acordo com trabalhadores para reduzir a jornada de trabalho de duas fábricas na Alemanha, que juntas empregam 16,5 mil operários, informou um porta-voz da empresa na segunda-feira, 20.
Author image

Redação AB

20 ago 2012

1 minutos de leitura

A GM apurou prejuízo de US$ 747 milhões nas suas operações europeias no ano passado, após o enfraquecimento da economia ter afetado a venda de carros na região. A situação obrigou as montadoras a enfrentar custos fixos elevados e excesso de produção que equivale a 10 fábricas, segundo estima a GM.

Com a demanda dos consumidores em queda, a Opel faz uso de uma cláusula nos contratos salariais para reduzir a jornada de trabalho de 35 para 31 horas semanais. Se a direção e os trabalhadores concordarem em diminuir o tempo de serviço na fábrica principal em Ruesselsheim e na unidade de componentes de Kaiserslautern, a Opel poderá pedir subsídios de um programa do governo alemão.

As negociações devem ser concluídas até a quarta-feira, 22, e ainda não está claro quantos trabalhadores serão envolvidos na medida e como as horas de trabalho serão afetadas.