
O futuro elétrico da mobilidade é inevitável e um novo movimento toma corpo no setor automotivo. A eletrificação já começou a se tornar um “trend topic” mundial, integrando a pauta nas estratégias dos grandes players do mercado, entre eles a Maxion Structural Components (MSC).
Uma das divisões da Iochpe-Maxion, multinacional brasileira no mercado de autopeças, a MSC está alinhada com a mobilidade elétrica do futuro. Com investimento em soluções inovadoras, desenvolvimento de tecnologias e parcerias estratégicas, a empresa mostra os caminhos para atender ao mercado de veículos elétricos.
Veja a seguir os quatro segredos da Maxion Structural Components para fomentar a mobilidade elétrica:
1- Colaboração
A busca por soluções e tecnologias da mobilidade elétrica do futuro passa por parcerias estratégicas. A Maxion tem uma equipe focada em pesquisa e desenvolvimento, que trabalha em conjunto com os mais renomados institutos no Brasil e no mundo.
Dentro desse ecossistema de parcerias da companhia, estão entidades que são referência, como o Senai, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e o instituto de pesquisas alemão Fraunhofer IPK.
O desenvolvimento de inovações para a eletrificação veicular inclui também trabalhos conjuntos com a cadeia de fornecedores. A Maxion alinha processos com as empresas de matéria-prima em cada aplicação, com o objetivo de sempre oferecer a melhor solução para cada necessidade de cada projeto ou produto.
2- Redução de peso
O principal desafio que se apresenta para a indústria automotiva, em especial quando falamos de carros eletrificados, é a redução de peso de componentes. Afinal, baterias e novos sistemas de EV’s adicionam quilos consideráveis aos veículos.
Esta nova era da cadeia automotiva demanda estruturas mais eficientes e leves, em prol de uma melhor performance e autonomia. Neste sentido, a Maxion está presente mais uma vez, com o desenvolvimento constante de novas soluções para os veículos elétricos, o portfólio de soluções da Maxion para redução de peso inclui otimizações de design e a criteriosa seleção do material adequado a cada situação, desde as diferentes ligas de aço, alumínio e aço inox,até compósito como fibra de carbono.
Uma delas é o rack de baterias. São estruturas feitas para acomodar essas que são as peças mais importantes dos veículos elétricos – praticamente o coração de modelos zero combustão. Alguns projetos da empresa, já em desenvolvimento, conseguiram resultados extraordinários, com redução de até 60% no peso destes conjuntos.
Your browser doesn’t support this video format.
3- Foco nos novos anseios da indústria automotiva
Além da diminuição de peso de componentes dos veículos elétricos, as soluções da Maxion almejam também outros aspectos essenciais para a indústria: a redução de custo e o melhor design do automóvel. E os investimentos da empresa em P&D já rendem frutos nestas frentes.
As inovações do battery pack, por exemplo, não só avançaram na questão do peso, como são referências do trabalho de desenvolvimento da MSC em busca de eficiência e otimização de custos no segmento de EVs.
O produto final representou redução de até 15% em custos, graças à combinação de design e material inovadores aplicados e desenvolvidos pela Maxion.
Em termos práticos, isso pode aumentar o número de passageiros em um ônibus ou elevar a capacidade de carga útil de um caminhão. Bem como aumentar a autonomia e o alcance do veículo elétrico.
Um exemplo de como o trabalho em conjunto entre a MSC e os clientes acelera processos e otimiza custos. “O quanto antes o cliente envolver a Maxion no desenvolvimento do projeto, maior será a diferença no resultado final”, ressalta Marco Tulio Ricci, diretor global de estratégia e inovação da MSC.
4- Maxion foca ainda em soluções tecnológicas
A oferta de um produto para veículos elétricos, tanto em termos de materiais alternativos em estrutura, como em soluções de baterias e packs para melhor performance estrutural e fácil manutenção na utilização, representa um passo importante na estratégia da MSC em busca de inovações para a redução de peso em EVs e, consequentemente, de emissões em CO2.
Contudo, essas não são iniciativas isoladas da Maxion Structural Components. A companhia aposta em pesquisa, desenvolvimento e reúne portfólios que abordam o uso de materiais alternativos e soluções para redução de peso para atender às novas exigências globais do setor automotivo.
A MSC participa do novo mercado de eletrificação e atua junto aos clientes em colaboração contínua para novos desenvolvimentos e melhores abordagens dos produtos já existentes.
“A indústria automotiva passa por uma grande transformação e a Maxion deseja participar ativamente. Investimos fortemente em P&D, trabalhamos em parceria com as montadoras e novos players do mercado para juntos encontrarmos as melhores soluções para essa nova mobilidade”, afirma Marco Tulio Ricci.