
Avaliando a origem dos veículos importados para o Brasil, a Argentina continua na primeira colocação entre as maiores exportadoras do setor para o País, com aproximadamente 10% das vendas de leves. Em seguida está o México, que atingiu o pico de 6% em março deste ano, alavancado principalmente pelas vendas da Nissan. A Coreia do Sul era a segunda colocada até novembro de 2011, quando foi ultrapassada pelo México, como se vê na comparação entre os cinco países líderes em vendas de veículos para o Brasil.

É possível notar que o ponto forte dos importados foi segmento de leves neste primeiro quadrimestre. Confira abaixo quais categorias de veículos são produzidos em diferentes regiões e vendidos no Brasil:
A) Brasil – veículo leve produzido e vendido aqui tem maior participação dos carros compactos do segmento A e B, como Gol, Uno, Palio e Fox.

B) Argentina – a maioria dos veículos produzidos no país vizinho e vendidos aqui é de compactos e médios, seguido de pick-ups, como Agile, Clio, Focus e Hilux .

C) Alemanha – a maior parte dos carros trazidos do país europeu é de carros médios e utilitários esportivos (SUVs) de luxo. As principais marcas são Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen.

D) China – os modelos chineses vendidos no Brasil são compactos e vans/utilitários de uso comercial, como QQ,J3 e Towner.

E) Coréia do Sul – foco em carros médios e utilitários esportivos, como i30, ix35, Cerato e Soul.

F) México – veículos trazidos com isenção do imposto de importação e sem o IPI maior são compactos e médios, seguido de utilitários esportivos (SUV). Entre os exemplos estão March, Versa, Jetta e CR-V.

Portanto, vemos que os veículos compactos vendidos no Brasil têm como maiores fornecedores o próprio país, Argentina, México e China. Já o segmento de médios tem, além da produção local, o abastecimento feito pela Argentina, México, Coreia e Alemanha.