logo

onibus pix recife

Pagar ônibus com Pix: experiência funciona e Recife expande testes

PagarOnibusPixRecife.jpg
Author image

Redação AB

05 nov 2024

2 minutos de leitura

Desde agosto, três linhas da Região Metropolitana de Recife têm oferecido, em caráter de teste, a opção de pagar a passagem com Pix. Agora, após bons resultados com esses testes, a empresa São Judas Tadeu anunciou a expansão para mais duas linhas.

Para os passageiros, basta ler um QRCode, disponível no interior dos coletivos, e realizar o pagamento.


VEJA MAIS:
– As propostas para mobilidade dos prefeitos eleitos nas 5 capitais mais populosas do Brasil
– Mercado de ônibus elétricos cresce quase 30% ao ano


As primeiras linhas a operar com o sistema foram a 160 – Gaibu/Barra de Jangada, a 191 – Recife/Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó) e a 195 – Recife/Porto de Galinhas (Opcional). Agora, vão se juntar a elas as linhas 196 – TI Cabo/Porto de Galinhas e a 198 – Ipojuca/TI Cabo. Todas são operadas pela empresa São Judas Tadeu, que foi quem teve a iniciativa de sugerir o novo sistema de pagamento ao governo do estado.

A companhia desenvolveu um app que integra o sistema do banco ao celular dos motoristas dos veículos. Dessa forma, a catraca só é liberada após o pagamento via Pix e o app notifica o motorista de que o passageiro já pagou. As passagens pagas com Pix vão diretamente para a conta da empresa, desobrigando o motorista de prestar contas no fim da viagem.

A expectativa da empresa era diminuir a quantidade de dinheiro em circulação nos coletivos, facilitando a vida dos motoristas e diminuindo o risco de assaltos.

De acordo com Marcelo Bandeira de Melo, diretor executivo da São Judas Tadeu, entre 15% e 20% dos pagamentos que antes eram realizados em espécie agora estão sendo feitos via Pix nas linhas que já testam o serviço. Os testes começaram com as chamadas linhas “opcionais” de Recife, que são operadas com veículos rodoviárias e possuem ar-condicionado, mas a empresa tem expectativa de expandir o serviço para outras linhas.

Vários municípios do país hoje oferecem alguma forma de pagar a passagem de ônibus pelo celular, seja pelo WhatsApp, por um aplicativo específico ou por QRCode. Em São Paulo, por exemplo, existe o app TOP, que permite pagar via cartão de crédito, de débito e Pix e pode ser usado para tíquetes de metrô, ônibus e trem.