logo

País da África vai distribuir motos elétricas entre a população

Iniciativa ousada do governo de Uganda prevê a troca da frota de modelos a combustão
Author image

Redação AB

03 jan 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Promessas de fim de ano são geralmente ousadas. Ainda mais de políticos. Mas em Uganda, o presidente do país africano foi além e declarou que o governo vai fornecer motos elétricas para a população.

A declaração foi feita durante o tradicional discurso de fim de ano do presidente Yoweri Kaguta Museveni em cadeia nacional. O mandatário afirmou que o governo ugandense fornecerá os modelos elétricos em troca das motocicletas a combustão que rodam no país atualmente. 

Segundo Museveni, essa substituição não terá subsídio integral do governo. O programa reunirá investidores estrangeiros, que, em troca, receberão licenças para operar estações de recarga e de troca de baterias.

Motos elétricas produzidas em Uganda

As motos elétricas em questão são fabricadas em Uganda. Os modelos de baixa cilindrada são vendidos por cerca de 5 milhões de xelins ugandeses (cerca de US$ 1.300) e são muito usados por Boda bodas, como são conhecidos os mototáxis em várias nações africanas.

As motocicletas têm autonomia de até 70 km. Como o alcance é baixo, já existe uma rede de postos de recarga e de troca de baterias na capital do país, Kampala. Além disso, essa rede será expandida para o interior do país.

Além do ganho ambiental, o governo de Uganda aposta no baixo custo de operação e manutenção das motos elétricas. Monica Musenero, ministra de Ciência e Tecnologia de Uganda, calcula que as motos elétricas representarão economia de 60% para os operadores.

Motocicletas estão entre os principais meios de transporte

O serviço de mototáxi é o principal meio de locomoção do país, mas enfrenta os desafios da informalidade. Só em Kampala, estima-se que existam mais de 200 mil Boda-bodas. Porém, destes, apenas metade seria regularizada.

Caso o programa se concretize, será a maior política de eletrificação de frotas de um país no mundo.